Tecnologia

Apple apresenta o iPhone 4S, mais rápido e com câmera de 8 megapixel

postado em 04/10/2011 17:21

Tim Cook, o novo CEO da Apple, durante a apresentação do iPhone 4S
Após 15 meses no mercado, o iPhone da Apple tem um sucessor, o iPhone 4S, apresentado na tarde desta terça (4/10) pela Apple. Externamente, o modelo é o mesmo. Mas chega com processador mais veloz - o A5 que já equipa o iPad 2 - e com dois núcleos, câmera atualizada para 8 megapixels e velocidade de conexão à internet maior.

O iPhone 4S será vendido nas cores preta e branca por U$199 (16 gigabytes), U$299 (32 gigabytes) e U$399 (64 gigabytes), com contratos de dois anos com operadoras norte-americanas. No dia 14 de outubro, o smartphone já estará à venda nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, França, Alemanha e Japão. Até dezembro, 70 países já estarão comercializando o aparelho. Ainda não foram divulgadas informações sobre vendas no Brasil. As pré-vendas do iPhone 4S começam dia 7 de outubro nos Estados Unidos.

As ações da Apple na Nasdaq fecharam em queda de 0,56% nesta terça-feira, após o anúncio da nova versão do smartphone da empresa. Durante o evento, comandado pela primeira vez pelo novo presidente da companhia, Tim Cook, os papéis chegaram a alcançar desvalorização de 5%.

Segundo o vice-presidente da empresa, Phil Schiller, com o novo processador A5, o iPhone 4S é duas vezes mais rápido do que seu antecessor e também é capaz de exibir gráficos sete vezes mais rapidamente com o novo chip.

Bateria
Segundo a Apple, o iPhone 4S tem bateria que suporta 8 horas de conversa em 3G, 14 horas em Edge, 9 horas de conexão wi-fi e pode baixar dados duas vezes mais rapidamente do que a versão anterior. A nova bateria é capaz de reproduzir 10 horas de vídeo e 40 de música.

A conexão à internet pelo celular utiliza tecnologia HSDPA, uma evolução do chamado padrão 3G. Não há suporte ainda para as redes 4G, já existente nos modelos equipados com o Android, sistema concorreta do iOS da Apple.

Com o padrão HSDPA, o iPhone 4S atinge até 14,4 Mbps de velocidade de download, contra 7,2 Mbps do iPhone 4. O mesmo aparelho é capaz de funcionar tanto em redes de telefonia com sistema GSM, como a maioria das utilizadas no Brasil, e CDMA, tecnologia ainda em voga nos Estados Unidos.



Fotografia
A nova câmera do iPhone 4S de 8 megapixels possui um sensor que é capaz de capturar 60% mais pixels do que a versão anterior do smartphone. O iPhone 4S tem tela com retina display e mais sensívelà luz. Para tirar uma foto, o usuário vai demorar apenas 1 segundo.

A gravação de vídeo terá estabilização de imagem em tempo real e redutor de ruídos. Com a nova câmare, o iPhone 4S poderá gravar vídeos em HD em 1080p.

Vale destacar que a lente do novo iPhone 4S será realmente clara. Ela terá diafragma com abertura de f/2,4. Somado à resolução da imagem de oito megapixels e ao vídeo em fullHD (1080p), é avançado em relação ao iPhone 4 (fotos com 5 megapixels de resolução e vídeos em 720p HD).

A estratégia de popularização do iPhone como alternativa às câmeras digitais é clara: a Apple mostrou um gráfico durante a apresentação confirmando que, em junho, o iPhone 4 passou a ser a "câmera" mais popular do Flickr, deixando para trás oponentes semiprofissionais como a Nikon D90 (líder até então) e as Canons 5D, Rebel T2i e 7D.

Siri
Entre as os lançamentos do dia, o aplicativo da recém-adquirida empresa Siri, que permite a interação com o usuário através de conversas, foi um dos bons destaques. Na apresentação, Schiller perguntou "qual a temperatura?" e obteve a resposta "veja a previsão do tempo".

Os dados apareceram na tela do telefone. Entre outros exemplos, o VP da Apple perguntou sobre restaurantes gregos em Palo Alto, Califórnia, e o sistema respondeu que havia localizado 14, sendo 5 especializados em cozinha grega. As informações foram então listadas para o usuário. É possível ditar um e-mail, programar alarmes, procurar contatos, criar anotações, fazer buscas e procurar na Wikipédia com o Siri, por exemplo.

É bom lembrar que os comandos de voz há tempos são uma das maiores vantagens do sistema Android, do Google em relação ao iOS. Apesar de ter demorado a reagir, a Apple apresentou uma solução mais sofisticada que a do Google.

Infelizmente, os brasileiros ainda vão ter de esperar um pouco para poder usar o Siri. Ele só entende inglês, francês e alemão. Não há previsão para outros idiomas, por enquanto.


Philip Schiller fala sobre o Siri, um dos destaques do iOS 5



Saiba mais:

Tempo de duração da bateria

iPhone 4S:


3G: 8 horas de conversação

2G: 14 horas de conversação

Internet 3G: 6 horas de navegação

Wi-fi: 9 horas de navegação

Assistir a vídeos: 10 horas

Ouvir música: 40 horas


iPhone 4:

3G: até 7 horas de conversação

2G: até 14 horas de conversação

Internet 3G: até 6 horas

Wi-fi: até 10 horas

Vídeos: até 10 horas

Música: até 40 horas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação