Tecnologia

Gravações de tevê revelam que Steve Jobs nem sempre foi um astro da mídia

Agência France-Presse
postado em 06/10/2011 20:14


Los Angeles - Pode ser que nos últimos tempos Steve Jobs tivesse os jornalistas comendo em sua mão quando apresentava seus almejados lançamentos da Apple, mas nem sempre sua atuação na mídia encantou, como demonstram antigas gravações de TV.

Enquanto se preparava para uma entrevista, em 1978, o jovem Jobs admite estar tão nervoso que preferia estar doente e se espanta de que as pessoas possam vê-lo ao vivo diante das câmeras, algo que seu iPad ajudaria a transformar em uma experiência corriqueira trinta anos depois. "Olha isso. Olha, estou na televisão. Ei", diz, ao se ver em um monitor enquanto os assistentes do estúdio o preparam para aparecer ao vivo e colocam nele um fone de ouvido para que possa ouvir o entrevistador.

"Não é incrível?", pergunta alguém ao barbudo Jobs que diz, entusiasmado: "é mesmo". Quando dizem que está vivo também nas telas de TV de Nova York, pergunta incrédulo: "De verdade? Fala sério?".

Jobs, que morreu na quarta-feira aos 56 anos, ficou famoso nos últimos anos por suas apresentações de iPods, iPhones e iPad para plateias seduzidas na sede da Apple, na Califórnia. Seus produtos emblemáticos, combinados com a internet, puseram ao alcance de milhões de pessoas comuns conversas ao vivo e com câmeras. Mas na época daquelas antigas imagens, que a CNN voltou a exibir depois de sua morte, Jobs demonstrava ter problemas para controlar o nervosismo durante a entrevista.

Depois de perguntar, atropeladamente, se podia se levantar e caminhar quando estivesse pronto para a entrevista, Jobs pede um cópo d;água para depois decidir que precisa de uma pausa. "Tem que me dizer também onde fica o banheiro porque definitivamente me sinto mal e vou vomitar a qualquer momento", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação