Agência France-Presse
postado em 13/10/2011 16:18
Montreal - Todos os serviços dos celulares inteligentes BlackBerry foram completamente restabelecidos, depois de três dias de falhas em várias regiões do mundo, na pane mais longa da história dos aparelhos, anunciou esta quinta-feira (13/10) Mike Lazaridis, co-fundador da fabricante canadense Research in Motion (RIM)."Esta foi a maior falha" da história dos BlackBerry, admitiu, acrescentando que a RIM fará tudo o que for possível para "minimizar o risco de voltar a acontecer uma avaria desta magnitude". Ele não divulgou o número de usuários afetados entre os 70 milhões de clientes da empresa e pediu desculpas pelos problemas causados. "Trabalhamos há 12 anos para ganhar a sua confiança e estamos totalmente comprometidos a voltar a merecê-la", disse.
Os primeiros problemas começaram na segunda-feira. A RIM informou no dia seguinte que usuários de Europa, Oriente Médio, África, Índia, Brasil, Chile e Argentina tinham sido afetados pelas falhas no serviço. Usuários de Estados Unidos e Canadá também se queixaram de atrasos contínuos. Os serviços afetados foram de SMS e navegação pela internet nos aparelhos, lançados em 1999. O serviço telefônico continuou funcionando sem problemas.
[SAIBAMAIS]Segundo a RIM, os problemas se originaram em uma saturação de dados provocada por uma falha na Europa, que causou um efeito dominó no resto do mundo. Lazaridis confirmou que a origem da falha ocorreu em um comutador, localizado no núcleo do sistema eurpeu, provocando um acúmulo de mensagens. O comutador de emergência, que deveria ser ativado em caso de pane, não funcionou.
Embora tenha admitido que a empresa ainda não conseguia explicar "porque o comutador falhou da forma como aconteceu", Lazaridis destacou que nos últimos 18 meses a taxa de disponibilidade do sistema BlackBerry havia chegado a 99,97%.
Na quarta-feira, outro alto funcionário da RIM, o diretor de logística David Yach, tinha descartado que a falha fosse provocada por um hacker. As avarias aconteceram em um momento nada apropriado para a marca pioneira na fabricação de ;smartphones;, que perdeu terreno para seus principais concorrentes, o iPhone da Apple e os dispositivos que funcionam com o sistema operacional Android, do Google.
Segundo Troy Crandall, analista e especialista da RIM para a consultoria MacDougall, MacDougall e MacTier, embora os clientes que manifestaram descontentamento no microblog Twitter sejam particulares, "o segmento das empresas é o mais importante para a RIM". "Acho que muitos diretores de logística estão reavaliando seus sistemas de comunicação", afirmou. No entanto, para o especialista Alain Chung, da consultoria em pesquisas Claret, o sistema dos BlackBerry mantém vantagens no segmento corporativo, como um "sistema mais robusto" e mais global que os demais.
Esta falha não é o maior problema da RIM, afirmou, acrescentando que as maiores dificuldades da empresa são os erros de sua estratégia de marketing, como o lançamento do tablet PlayBook no mercado de consumo pessoal, saturado e dominado pela Apple, e atrasos na introdução do novo sistema operacional QNX, que afetam as vendas. Segundo ele, os clientes esperam para ver como a tecnologia funciona antes de comprar os novos modelos.