Tecnologia

Projeto de crianças de Santa Maria de aquecimento de água com luz solar

postado em 21/10/2011 08:00

Estudantes do 7; ano do Centro de Ensino Fundamental 308 de Santa Maria desenvolveram um coletor de energia solar que tem como função aquecer a água de casas. Orientados pelo professor de geografia Emílio Pereira Sobrinho, os jovens usaram garrafas Pet de dois litros, caixas de leite vazias e outros materiais para captar energia solar e esquentar o líquido de uma caixa d;água. Bruna Augusto dos Santos, 13 anos, conta que o projeto desenvolvido pelo professor sofreu algumas alterações por parte dos alunos. "Nós decidimos usar silver tape em volta das garrafas para obter mais calor e manter a água quente por até 48h", descreve Bruna. Ela e os amigos Brenda Carolina Gomes, 13 anos; Larissa Alves Silva, 12; Marcos Antônio Ribeiro, 13; e Maycon Douglas Vieira, 15, garantem que com o aquecedor faz com que as pessoas economizem energia elétrica, a ponto de a conta de luz se tornar 50% mais barata.
"Meu avô implantou esse aquecedor na caixa d;água da casa dele. Ele já tinha gostado do projeto quando viu e decidiu colocar em prática, com a minha ajuda", relata Bruna. Segundo a estudante, o avô realmente notou queda no valor da conta de luz. O professor afirma que sua ideia com o projeto é apresentar alternativas de produção de energia que possam ser usadas em comunidades de baixa renda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação