São Paulo ; Depois de desaparecer do Brasil por quase quatro anos, a fabricante de smartphones chinesa HTC retorna ao mercado com o trunfo de ser a primeira empresa a trazer um dispositivo móvel com sistema operacional Windows Phone, o HTC Ultimate. O telefone traz uma tela de 4,7 polegadas, a maior entre os aparelhos, resolução de 480x800 pixels e um dos processadores mais rápidos na categoria, o Snapdragon S2 de 1,5GHz, da Qualcomm.
Embora o telefone seja grande, o peso de 160g e a espessura de 9,9mm garantem a leveza no bolso. O Ultimate tem memória de 512MB e capacidade de armazenamento de 16GB. A câmera traseira é de 8MP, com flash de led e sensor de iluminação para melhor capturar imagens de ambientes com pouca luz (ela ainda grava vídeos em alta definição ; 720p). Já a frontal conta com 1.3MP e serve para videochats. Quanto à duração da bateria, os executivos da empresa disseram apenas que ;dura o suficiente para um dia com bastante uso;.
No entanto, a maior estrela desse lançamento é o Windows Phone 7.5, conhecido também pelo codinome Mango. Apesar de estar atrás de quase todos os concorrentes, com apenas 1,6% de participação do mercado, segundo a consultoria Gartner, o OS da Microsoft é apontado com um forte candidato a ultrapassar a Apple até 2015 ; pelo último relatório do IDC. E claro, para conseguir alcançar a meta, nada melhor do que expandir os mercados de atuação. ;Os brasileiros terão aceso a uma fantástica e inovadora experiência em smartphones com a facilidade de acesso às atividades que os usuários querem realizar diretamente no telefone;, explica Cristina Palmaka, diretora de canais para o consumidor da Microsoft Brasil.
O diferencial do Windows Phone é a interface de navegação pela tela. Enquanto a maior parte dos sistemas operacionais oferece ícones na tela, a Microsoft estruturou os chamados hubs, que dão acesso às funções dos aparelhos. O hub social é um exemplo; ao pressionar o botão, o usuário passa a ver todas as atualizações recebidas nas redes sociais, nas quais ele tem cadastro, e o sistema ainda facilita a marcação e as postagens de fotos nos murais do Facebook e em posts do Twitter.
Os bate-papos também estão integrados. As mensagens de texto, os chats no Windows Live Messenger (também conhecido como MSN Messenger) e do Facebook aparecem em um só lugar e, o OS, ainda identifica quais amigos estão on-line para conversar. O Xbox 360 também tem um hub só para ele, no qual é possível ver o avatar do jogador ; que pode, inclusive, dançar se o telefone estiver tocando música ;, as notícias de lançamentos e jogar Angry Birds, por exemplo, na tela do smartphone.
Atualização
A HTC se aproveitou desse recurso de hub e passa a oferecer aplicativos exclusivos para o Ultimate. Com o auxílio do Bing maps e Footprint, o HTC Location permite compartilhar informações sobre a localização dos amigos, além de fotos e notas de voz. Há, ainda, programas com animações em 3D, como no caso da função de clima e tempo, e de bolsa de valores e notícias, com atualizações em tempo real.
Uma das preocupações dos usuários é quanto à atualização do sistema operacional. No caso de alguns aparelhos que utilizam Android, criado pelo Google, o update depende das operadoras de telefonia. Para os smartphones da Apple, é a própria empresa que libera os novos arquivos pelo iTunes. Para a Microsoft, a aprovação de um mais recente OS vai passar pela operadora, pelo fabricante e ser liberada pela empresa comandada por Steve Ballmer.
Em Brasília, as vendas do HTC Ultimate começam amanhã, a partir das 19h, na loja da Vivo no Shopping Iguatemi. A partir de quinta-feira, começa a distribuição nos estabelecimentos pelo Distrito Federal. O smartphone pré-pago vai custar R$ 1.799, mas há opções de planos pela operadora, no qual o aparelho pode sair por até R$ 649.
Skype integrado
Com o anúncio oficial da compra do Skype pela Microsoft, na semana passada, a empresa prometeu durante o lançamento do HTC que vai incorporar o sistema de voz por IP também ao celular lançado pela empresa chinesa. Segundo os executivos, o Windows Phone de estar integrado.
O jornalista viajou a convite da HTC
Leia mais matérias sobre o assunto na edição de hoje (25/10) do caderno especial de Informática.