Agência France-Presse
postado em 01/11/2011 20:24
SAN FRANCISCO - O Google revelou nesta terça-feira a nova aparência de seu serviço gratuito de e-mail, convidando os usuários a mudar a configuração se gostarem da proposta. "Estamos emocionados em poder dividir finalmente a nova aparência do Gmail com vocês", disse no blog do Google o designer da interface, Jason Cornwell."Vamos dispor das mudanças para todo mundo em breve", afirmou. "Mas se alguém quiser dispor das novidades agora mesmo, estamos testando o sistema ;Switch to the new look; (troque para a nova aparência), em um link localizado à direita e abaixo da interface do Gmail, nos próximos dias".
As mudanças também afetarão o acesso às "conversas" para facilitar o rastreamento de comentários nos e-mails e ferramentas mais eficazes para fazer buscas nas caixas de e-mails.
O Google também permitirá mais informações e controle sobre como são segmentados os anúncios personalizados para os usuários. "Estamos comprometidos em informar e controlar os anúncios que as pessoas veem", afirmou a vice-presidente de Publicidade, Susan Wojcicki, no blog da empresa. "Se alguém não desejar ver anúncios personalizados, a escolha é pessoal".
Informação como a localização e o histórico de busca são usados para decidir que anúncios podem ser mais úteis para uma pessoa, segundo o Google. "Nosso sistema de publicidade foi desenhado para mostrar o anúncio preciso para a pessoa indicada no momento certo", afirmou Wojcicki. "Nas próximas semanas, vamos realizar melhorias para dar mais transparência e mais possibilidades em relação aos anúncios que são vistos nas buscas e no Gmail", explicou.
As buscas do Google e as páginas do Gmail mostrarão links que dizem "por que estes anúncios?", para que as pessoas possam explorar por que foram escolhidos e inclusive selecionar as mensagens pagas que aparecerem em sua sessão, segundo explicou Wojcicki.
As mudanças anunciadas pelo Google ocorrem um dia depois de a empresa apresentar a nova versão de seu leitor Google Reader, que simplifica o desenho e aumenta a integração com o Google%2b, a rede social do gigante da internet com sede na Califórnia.