Tecnologia

Ataque de grupo hacker ao Facebook pode ocorrer no próximo sábado

Estado de Minas
postado em 03/11/2011 14:22
O fim está próximo, mas não será em dezembro, nem em 2012, como previram os maias. O fim dele, o Facebook, poderá ser ; pelo menos por um dia ; sábado (5/11). Mas calma: assim como a previsão do fim dos tempos, nada está confirmado. A dúvida do boato, porém, incomoda. Para muita gente, a visita ao livro virtual de rostos e posts já virou hábito. O possível ataque hacker que comprometeria o Facebook viria do grupo de hacking internacional Anonymous, com a motivação de chamar a atenção do endereço para a sua política de privacidade.

A ameaça surgiu em 10 de agosto e a ideia do grupo era, como os próprios integrantes disseram, alertar e forçar o Facebook a rever a ;ausência de escolha em relação à privacidade; no site. Além disso, o Anonymous pretendia se manifestar contra a suposta política de venda de informações sigilosas dos usuários da rede a governos mundiais. Naquele mesmo dia, a possível ofensiva foi confirmada no perfil oficial do grupo no Twitter (@AnonOps), mas com ressalvas. Segundo o post, a invasão estava sendo organizada por alguns integrantes do grupo, o que não representava necessariamente a opinião de todos os Anonymous.

Se vai ocorrer ou não, é difícil prever. O Informátic@ tentou entrar em contato com o grupo, que mantém diversos perfis em cidades brasileiras, incluindo Belo Horizonte (@anonymousbh), mas não obteve resposta. Como o grupo não tem um porta-voz e como nenhum dos integrantes, por acordo firmado por eles, não tem liberdade para falar em nome do grupo, se torna complicada a tentativa de conversar e, portanto, entender quais são as reais chances de um ataque à rede.

De toda forma, comentários na internet dão conta de que os integrantes do grupo geralmente são avisados com pouca antecedência sobre invasões e ofensivas contra serviços ou sites, o que atrapalharia na preparação dos servidores por parte de quem é atacado. Nesse caso, em específico, o Facebook estaria avisado já há três meses, com data marcada, inclusive. Procurada, a assessoria da rede social, em São Paulo, explicou que o Facebook não fará nenhum comentário acerca da declaração do grupo Anonymous. (Com Anderson Rocha)

Quem são eles?
O grupo Anonymous fez fama depois de invadir sites do governo, ter acesso a dados e informações sigilosas e divulgá-los. Outro feito foi a invasão aos sites de cartão de crédito que proibiram doações ao WikiLeaks. Os Anonymous são ativistas que se organizam por meio de uma comunidade on-line e descentralizada, de maneira coordenada, geralmente em torno de um objetivo combinado entre si. A ideia do grupo é promover ataques via internet como forma de protesto.

Feche as janelas, tranque as portas
O Facebook não chegou aonde chegou por acaso. O sistema deles não se abala por qualquer coisa e, ao contrário do (também muito interessante) Twitter, que fica ;baleiando; por aí, a rede de Zuckerberg se segura bem. Mas vai que... né? Prevenir é melhor que remediar. Então, há alguma coisa que os usuários do site devem fazer no dia 5? Não entrar no Facebook, tirar dados pessoais?

Rafael Nunes, professor de redes de computadores e coordenador do curso de ciências da computação da Universidade Fumec, explica que as pessoas devem retirar dados como endereço, telefone e números de cartão de crédito, além de não utilizar serviços de check-in, por exemplo. ;No dia específico, a pessoa deve desabilitar certas funções no Facebook que avisam onde ela está e o que está fazendo, por exemplo;, explica. Segundo ele, as pessoas devem evitar também postar o que pretendem fazer nesse dia, como sair para uma balada, pois não é possível prever quais podem ser as finalidades de um ataque virtual. Rafael não acredita que o Anonymous vá roubar dados dos usuários e sim, caso ocorra o ataque, sobrecarregar o serviço, de forma que as pessoas não consigam fazer login no site. Mesmo assim, melhor seguir as orientações, não é?

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação