Tecnologia

Brasiliense ganha prata no Counter-Strike

postado em 17/11/2011 20:30
Jean coleciona conquistas em competições: foi vice este ano e ganhou medalha de bronze em 2010 no WCG

Graças à habilidade para jogar Counter-Strike, o jovem brasiliense Jean Michel Gomes D;Oliveira, 22 anos, visitou lugares que muita gente sonha conhecer. Atravessou o Atlântico e pisou em terras de príncipes e princesas. Nas duas vezes em que esteve na Suécia para competir, aproveitou para fazer turismo na França e na Inglaterra. O ciberatleta também foi à Colômbia e ao Peru, tudo por causa de seu trabalho. Na semana passada, Jean participou da fase brasileira do World Cyber Games (WCG), em São Paulo. De lá, voltou com medalha de prata.

;A final foi muito apertada, agora, vou participar de outro torneio de âmbito nacional, no interior de São Paulo, entre 18 e 20 de dezembro;, conta o jovem, que integra a equipe GamerHouse. No ano passado, ganhou medalha de bronze na fase Pan-americana do WCG.

Para competir no torneio internacional, Jean trancou o curso de direito ; cursa o quinto semestre ; e passou a treinar com o time de cinco a seis horas por dia. ;O fato de você fazer novas amizades e poder viajar é uma grande vantagem;, afirma. ;Mas tenho noção de que existe uma vida real, vou retomar os estudos no próximo semestre. Acho que vale a pena também realizar esse sonho e fazer algo que eu gosto;, explica.

A paixão por jogos eletrônicos surgiu quando Jean ainda era criança. Em 2002, no auge da febre das lan houses, o estudante começou a jogar Counter-Strike com os amigos da escola. Em 2003, enfrentou o primeiro campeonato em Brasília, que serviu como uma ;boa; experiência para os futuros. Em 2004, ganhou um computador, o que permitiu que ele pudesse praticar com mais afinco em casa. E, desde então, não parou mais. Neste ano, foi chamado para integrar a equipe GamerHouse, com cinco jogadores. Três integrantes são paulistas e um é carioca. Jean é o único brasiliense.

E, para aqueles que acham que os ciberatletas não têm vida social e promovem uma brincadeira virtual violenta, faz questão de enfatizar: ;Apesar de ser um jogo de guerra, a galera é amiga. Todo mundo se conhece e curte muito viajar;, conta. O Counter-Strike simula situação de confronto a tiros entre terroristas e aqueles que os combatem.

O campeonato
O World Cyber Games, maior torneio mundial de jogos eletrônicos, ocorrerá entre 8 e 11 de dezembro, em Busan, na Coreia do Sul. São Paulo sediou a final brasileira, selecionando nove participantes ; cinco deles são da equipe vencedora do Counter-Strike 1.6 e os outros quatro campeões de uma das categorias: StarCraft II e Carom 3D, para PC; FIFA 11 para console Xbox360; e Asphalt 6, jogo de corrida para celular. Exceção para o Guitar Hero, sem representante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação