Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Equipamentos tecnológicos agora identificam sentimentos dos usuários

Seja para xingar o computador que está lento, seja para mimar o novo tablet, todo mundo já falou, um dia, com seus gadgets. O problema é que, para eles, uma declaração de amor ou de ódio dá no mesmo ; absolutamente nada. Isso, porém, está perto de mudar. Cientistas espanhóis anunciaram o desenvolvimento de um software capaz de reconhecer, pelo tom de voz, o estado emocional do usuário. De acordo com os pesquisadores, os equipamentos que leem mentes poderão revolucionar a interatividade entre homem e máquina.

;Hoje, o sistema de diálogo das máquinas é muito restrito. Você é levado a responder ;sim; ou ;não; e direcionado para algumas opções;, acredita David Griol, professor do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Carlos III de Madri (UC3M). Ele desenvolveu o sistema com pesquisadores da Universidade de Granada. ;O que queremos é que as pessoas consigam falar cada vez mais naturalmente com as máquinas, que essas sejam capazes de se antecipar às nossas ações e que, em vez de compreender uma palavra ou outra, possam decifrar frases inteiras, assim como nossas emoções;, explica.


O software espanhol, que poderia ser aplicado de dispositivos móveis, como celulares, a computadores pessoais e caixas eletrônicos, capta os sinais de áudio do emissor, conseguindo detectar 60 parâmetros acústicos, como velocidade e tom da voz. A partir daí, dialoga com o usuário, mudando o rumo da conversa de acordo com os humores do interlocutor. ;Existem diversas pesquisas mostrando que as pessoas se sentem mais satisfeitas quando são compreendidas pelas máquinas;, justifica Griol.

O sistema que o pesquisador desenvolveu é capaz, por exemplo, de notar que o usuário está com raiva de ter de responder novamente a um comando que a máquina não entendeu e tentar abordá-lo de outra maneira. O pesquisador explica que, em uma conversa entre humanos, quem fala adapta o conteúdo e a forma do diálogo ao contexto e às reações do interlocutor. ;Portanto, o interesse em desenvolver sistemas como o nosso é manter a conversação tão natural e rica como ocorre entre duas pessoas de carne e osso.;

Para o professor, a aplicação principal do sistema seria para dispositivos comerciais. Nada impediria, entretanto, que o usuário lançasse mão do software para conversar com seus próprios gadgets. ;Se alguém está ao volante ou caminhando pelo parque e quer dar um comando para o mouse, por exemplo, ele seria útil. Também vejo aplicações no caso de pessoas que têm alguma deficiência física ou problema motor;, conta Griol.

No Canadá
Medo, alegria, raiva, tristeza, surpresa e desgosto são seis características que um sistema criado por pesquisadores canadenses já consegue reconhecer em humanos. Para eles, além do tom de voz, é necessário analisar o visual do interlocutor. ;A informática centrada no ser humano precisa compreender homens e mulheres, incluindo seus rostos, emoções e gestos, da mesma forma que o jeito de falar e seus movimentos. Sistemas de reconhecimento de emoções ajudam o computador a captar o estado afetivo do usuário, respondendo em função dessa percepção;, comenta Ling Guan, da Universidade de Ryerson, em Toronto. O aplicativo, desenvolvido em caráter experimental por Guan e Yongjin Wang, da Universidade de Toronto, teria implicações em diversos campos: comercial, jogos de computador, sistemas de segurança e softwares educativos.

Segundo Guan, os cientistas combinaram dados visuais e de áudio para o sistema conseguir reconhecer seis estados básicos emocionais. ;Como se baseia nos parâmetros faciais e de voz, ele é universal. Nos nossos testes, houve mais de 80% de acertos, independentemente da cultura ou do idioma do interlocutor;, diz. Ele explica que uma das dificuldades para desenvolver softwares como esse é que a representação emocional dos humanos é muito diversa. ;Alguns traços vocais e faciais podem desempenhar um papel importante na hora de caracterizar certas emoções, e não ter tanta importância em relação a outras. Enquanto a alegria se detecta mais facilmente usando certos traços, como um sorriso, a raiva é identificada pelo tom de voz;, diz o pesquisador.

David Griol, professor do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Carlos III de Madri, concorda que um sistema capaz de reconhecer emoções baseado na voz e na expressão facial pode ter mais eficácia. ;Nosso próximo passo é integrar os conhecimentos obtidos no nosso estudo com dados de pesquisadores ingleses, que trabalham em cima de um programa capaz de dizer o estado emocional a partir do rosto do usuário;, explica.


Sem fronteira
De acordo com um estudo publicado no jornal da American Psychological Association, não são necessárias palavras para entender as emoções. A pesquisa comparou falantes das línguas alemão e maia, completamente diferentes, mas, quando os voluntários viam imagens e descreviam o sentimento despertado por elas, usaram os mesmos vocábulos para expressá-lo ; cada um, no seu idioma.