postado em 06/12/2011 12:39
As telas sensíveis ao toque são o pesadelo dos donos de smartphones. É que marcas de dedos, arranhões, manchas de maquiagem e oleosidade da pele exigem uma preocupação especial com a limpeza dos dispositivos. ;Essas telas têm mais ocorrência de problemas. Por mais que você use uma capa protetora, é necessário tocar na tela;, declara Ivana Menezes, diretora comercial da empresa BR Brand, importadora de um produto para limpeza de telas.
As mulheres ; que representam metade das vendas de celulares inteligentes, segundo pesquisa recente da consultoria Nielsen ; se preocupam mais em manter os equipamentos limpos. A assistente social Marisa Bueno, 47 anos, prefere passar um algodão umedecido com álcool. Ela declara que o hábito surgiu depois da compra de um aparelho touchscreen. ;As marquinhas apareciam na tela e logo eu limpava;, afirma. Marisa não tem mais um smartphone, mas a mania se manteve no atual celular. ;Limpo uma vez por semana, a depender da aparência da tela. O telefone vai em tudo quanto é lugar e manuseamos muito com a mão suja.; Além dos cuidados, a assistente social dá uma dica. ;Mantenho o aparelho numa bolsinha própria e ele suja menos;, ensina.
Já a estudante de 22 anos Thaís Cunha utiliza um paninho para remover sujeiras das telas touch do celular e do tablet. ;Costumo limpar quando começo a sentir dificuldade de ver o outro lado da tela;, afirma. A universitária explica que optou por passar pano, pois viu no manual do aparelho que não é recomendado usar produtos.
A diretora comercial da BR Brand, Ivana Menezes, desaconselha o uso de álcool e substâncias à base de amônia para a limpeza de telas touch. ;Essas substâncias mancham a tela. Nenhum fabricante indica;, informa. Ela completa com algumas ressalvas bastante úteis. ;Não se deve borrifar produtos líquidos diretamente na tela porque podem entrar em orifícios. Também é importante mantê-las livres de poeira e evitar comer perto das telas.;
A coordenadora do serviço de controle de infecção do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Isabela Pereira, afirma que não há relação entre os aparelhos e a transmissão de doenças. Ela enfatiza a importância de o usuário unir dois hábitos: a limpeza das mãos e a manutenção do equipamento. ;As pessoas costumam pegar nos aparelhos com as mãos sujas. Acho pertinente fazer a higienização desses equipamentos.;
Cuidados
; Desligue o aparelho
; Use um pano seco para limpar a tela touchscreen
; Evite passar álcool ou substâncias à base de amônia. Esses produtos podem manchar a tela
; Evite borrifar líquidos diretamente na tela. Eles podem danificar o aparelho
; Mantenha-as livres de poeiras