Tecnologia

Justiça dos EUA ordena autores de spam a pagar US$ 610 milhões ao Yahoo!

Agência France-Presse
postado em 08/12/2011 15:16
Nova York - A justiça americana ordenou que os autores do ;spam;, que criava uma falsa loteria no Yahoo, paguem ao portal da internet 610 milhões de dólares por danos, violação de marca registrada e desrespeito à lei anti-spam.

A sentença dada à revelia, já que ninguém se apresentou para se defender das acusações, foi lida pelo juiz federal do distrito de Nova York, segundo o Yahoo.

A empresa deverá agora encontrar os culpados e recuperar o dinheiro, algo bastante difícil de acontecer.

"No esquema (montado pelos autores do spam), e-mails foram enviados ilegalmente aos usuários da internet com a intenção de enganá-los, fazendo com que acreditassem na existência de um prêmio de loteria oferecido pela Yahoo", disse a empresa da Califórnia em um comunicado.

O golpe foi concebido para enganar os usuários e copiar informações pessoais valiosas, tais como senhas e números de cartão de crédito, ainda de acordo com o Yahoo.

Alguns supostos ganhadores da falsa loteria chegaram a enviar dinheiro aos golpistas para pagar os gastos de envio dos prêmios que nunca existiram.

A ordem judicial emitida na segunda-feira foi o fim de um processo apresentado em 2008. A compensação inclui 27 milhões de dólares por violação de marca registrada e 583 milhões de dólares por violação da lei americana anti-spam, a CAN-SPAM Act.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação