postado em 09/12/2011 10:37
Imagine aposentar-se aos 29 anos, com uma poupança de US$ 1,3 bilhão? Foi o que Janus Friis poderia ter feito em 2005 com a sua parte da venda do Skype ; um programa que permite fazer ligações telefônicas pela internet ; para o site eBay. No entanto, em vez de pendurar o mouse, esse engenheiro dinamarquês não para de apresentar novidades que, com frequência, mexem com o mercado. Uma delas foi o Joost, um pioneiro serviço lançado em 2007 que possibilita assistir programação televisiva pela web e que conta com 10 milhões de usuários por mês. A aposta mais recente de Friis, contudo, está no segmento de música. Em uma parceria com a Oi, ele acaba de trazer para o Brasil o Rdio (pronuncia-se ar-di-ou), um serviço que permite escutar canções via streaming (executando-as diretamente da rede) a partir de computadores, tablets e smartphones.Por meio de uma assinatura mensal, o usuário tem acesso a um catálogo com 12 milhões de canções de artistas, que vão de David Guetta e Beyoncé a Chico Buarque e Seu Jorge. Todo esse acervo pode ser ouvido pelo usuário enquanto ele surfa pela internet ou mesmo quando estiver desconectado. Isso porque o aplicativo permite armazenar as faixas em um aparelho (iPhone, Blackberry, iPad, iPod Touch ou celulares que utilizam o sistema Android e Windows Phone 7) e executá-las no próprio programa ; elas não ficam disponíveis, por exemplo, para serem tocadas no iTunes. Dessa forma, o programa trabalha para quebrar um antigo paradigma, substituindo a relação que as pessoas têm de posse da música pelo simples acesso a elas.
[SAIBAMAIS]Essa, porém, não é a primeira empreitada de Friis pelo mundo da música. Em 2001, ao lado de Niklas Zennstr;m, o mesmo parceiro que o ajudou a criar o Skype, ele desenvolveu o Kazaa, um popular programa de compartilhamento de arquivos de áudio pela web que fez imenso sucesso entre os internautas, sucedendo um dos principais softwares do gênero, o Napster. No entanto, se naquela época ele colaborou, de alguma maneira, para a distribuição em larga escala de conteúdo musical de forma não autorizada pela internet ; para a ira de gravadoras ;, 10 anos depois ele tem nos antigos desafetos os principais parceiros para a sua nova incursão digital. Marcas como Sony, Warner, Universal e EMI já oferecem discos de seus artistas no catálogo da Oi Rdio e a lista tende a aumentar nos próximos meses. ;Estamos fazendo novos contatos para aumentar a oferta de música para o usuário;, contou Friis, em entrevista exclusiva ao Correio.