Tecnologia

Computadores pessoais prometem ser os produtos mais procurados no Natal

Confira também os melhores notebooks, desktops e ultrabooks disponíveis no mercado brasileiro

postado em 13/12/2011 08:00

O computador pessoal se transformou em objeto de desejo para os consumidores. Tanto é assim que, no terceiro trimestre deste ano, o IDC registrou um aumento de 19% nas vendas de PCs em relação ao mesmo período de 2010. Foram 3,7 milhões de unidades comercializadas, sendo que os desktops lideraram, com 52% e, em seguida, os notebooks, com 48%. Para o Natal, o comércio eletrônico está confiantes nos equipamentos de informática. Segundo a e-bit, especializada em análises do comércio eletrônico, os produtos dessa área devem ser os mais procurados pelos consumidores ; ao lado dos eletrodomésticos ; em compras pela internet.

Confira também os melhores notebooks, desktops e ultrabooks disponíveis no mercado brasileiroA escolha ou mesmo a troca de computadores para a maioria das pessoas pode não parecer fácil. Processadores, memórias, HDs, são muitos atributos a serem observados antes de adquirir o PC. No entanto, a primeira dúvida é sempre qual modelo escolher: desktops, notebooks ou os recém-chegados ultrabooks. ;O consumidor deve pensar na real função do dispositivo, para que ele será utilizado. O desktop hoje é viável, principalmente, para quem está aprendendo e também usuários avançados por conta da robustez. Já os portáteis são indicados para pessoas e tarefas mais dinâmicas para serem feitas em qualquer lugar;, explica Daniel Nascimento, analista de suporte da Veus Technology, empresa de tecnologia da informação.

Em seguida, é preciso escolher o cérebro do computador: o processador. Para um usuário comum, a escolha desse item é a mais complicada. Afinal, as definições de clock, overclock, dual-core, quad-core e núcleos ; características dessas peças ; são mais difíceis de entender. Por isso, na hora da compra é importante saber como as empresas posicionam esses dispositivos no mercado. A Intel, por exemplo, tem a família core i3, i5 e i7. A ordem crescente dos números é proporcional ao uso do computador pelo usuário. ;O primeiro tem menor custo e indicado para quem usa ferramentas básicas, o i5 tem um funcionamento mais robusto e o i7 voltado para os que querem capacidade superior de processamento;, ressalta Nascimento.

Logo depois, é importante saber quanto de capacidade de armazenamento será utilizado. Os HDs internos podem armazenar mais 2TB de arquivos, o que corresponde a cerca de 500 mil músicas ou 880 horas de vídeo. Claro que nem todo mundo precisa de tanto espaço assim, ainda mais com a popularização da computação em nuvem. Nessa hora, vale pensar para que será usado o computador. Normalmente, para um usuário final, recomenda-se um HD de 500GB a 750GB. Para quem curte games ou faz edição de fotos e imagens, a partir de 1TB.

Considerado o coração do computador, a memória é onde estão as instruções para que os programas que rodam na máquina funcionem. A escolha desse dispositivo para o PC segue o mesmo esquema dos HDs. Se utiliza programas pesados ; que exigem da capacidade do computador ; ou quando se trabalha com produção e edição de vídeos, o melhor é adquirir um dispositivo com mais capacidade de memória. A recomendação para usuários que estão fora desse estilo é comprar um computador com 4GB a 6GB.

Tudo em um
Apesar de ainda terem um preço um pouco mais alto que os tradicionais desktops, os dispositivos all in one estão ficando mais populares. A economia de espaço é a característica que mais atrai os consumidores. No entanto, é preciso levar em conta, antes da compra, que a manutenção desse tipo de computador é mais delicada e também mais cara. ;Pode-se dizer que esses computadores são laptops com telas maiores e teclado físico separado. Portanto, o conserto, caso aconteça algum problema, segue a mesma linha dos portáteis. Ele pode ser um pouco mais caro, pois todo o hardware fica preso ali na tela;, afirma Nascimento.

Para facilitar a escolha de um novo computador pessoal, o Informática selecionou alguns lançamentos do mercado nas áreas de desktops, laptops e também dos recém-chegados ultrabooks. Escolha o seu.

Placa de vídeo

Conhecida também como GPU (sigla para Unidade de Processamento Gráfico, na tradução para o português), esse dispositivo é importante para rodar vídeos e, principalmente, games. Se for iniciante nesse campo, antes de comprar, a melhor recomendação é analisar a performance ou o chamado benchmark. No endereço há várias opções de placas. Confira a que melhor se adequa a seu perfil.

Excesso de dados
O crescimento do tráfego de dados na computação em nuvem vai ser 12 vezes superior até 2015, segundo a Cisco. Até lá serão 1,6 zetabytes ; ou 22 trilhões de horas de músicas, ou 5 trilhões de horas de conferências pela internet ou 1,6 trilhão de horas de transmissão de vídeo em HD on-line ; de dados compartilhados na nuvem. Desses, 76% serão gerados por data centers, 17% por usuário final e 7% serão para atualização e replicação de arquivos e atualizações nos centros de dados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação