Tecnologia

Interrnautas usam as redes sociais para opinar sobre os programas de TV

postado em 27/12/2011 09:45
Tela plana, controle remoto e um bom sofá não são mais suficientes para assistir a televisão. Na lista, entram os smartphones, os tablets e os notebooks, que possibilitam o acesso às redes sociais. Uma pesquisa da Motorola Mobility sobre os hábitos de consumo de mídia feita com 9 mil pessoas na América do Norte, Europa, Brasil, México e Argentina revelou que a maioria dos telespectadores (72%) discute com os amigos o conteúdo de programas de tevê por meio das plataformas sociais. E durante a exibição. Segundo o estudo, os entrevistados relataram que a experiência da televisão tradicional é aprimorada pelo entretenimento digital e pelas mídias sociais. Além disso, há uma busca por conteúdo e conexão via tevê. Em 2010, esse número era quase duas vezes menor que o registrado no ano passado.

No Brasil, o número de pessoas tuitando ou postando no Facebook durante os programas de televisão é de 82% dos entrevistados, um aumento de 18% se comparado a 2010 ; e 10 pontos percentuais mais alto que a média mundial. Desses, 43% utilizaram para recomendar a um conhecido um programa de televisão. ;Estamos vivendo em uma era de convergência. Os smartphones e tablets estão mudando fundalmentamente o modo com o as pessoas consomem e interagem com a mídia;, ressalta Diego Higgins, diretor de Mobile do Yahoo! Brasil.

Quatro fatores são apontados com os responsáveis por esse aumento. Primeiro, a necessidade de estar conectado às redes sociais ; os brasileiros passam em média 6 horas por dia navegando nessas plataformas. Segundo, a crescente venda de smartphones. Terceiro, a chegada dos aparelhos de televisão inteligentes. Por fim, a explosão de aplicativos feitos para compartilhar o que é visto na televisão ; só na App Store, loja de programas dos dispositivos da Apple, são mais de 300 opções.

A popularidade desses aplicativos é tão grande que já há versões segmentadas, que permitem compartilhar apenas um tipo de atração, e aquelas que englobam outras mídias e atividades, como ler livros. Nesse último caso é que está o GetGlue. Em parceria com mais de 50 empresas no mundo, o GetGlue conta com mais de 2 milhões de usuários. ;Estamos no cerne de um fenômeno que está acelerando rapidamente. As pessoas escolheram aumentar a interação social enquanto consomem conteúdo;, explicou ao Correio Alex Iskold, CEO e fundador do GetGlue .

O funcionamento é simples. Após fazer o download, disponível em aparelhos com iOS, Android e com uma versão mobile para outras marcas, basta integrar a conta com o Facebook (ou fazer um cadastro separado). A partir daí, o usuário pode escolher entre oito categorias: programas de tevê, músicas, livros, filmes, jogos, tópicos para discussão, conversas sobre celebridades e vinhos. Em seguida, dê o check-in, assim como acontece no foursquare, mas, nesse caso, será para dizer qual atividade está sendo feita. Há ainda a opção de avaliar e deixar comentários acerca da canção que se está ouvindo, por exemplo. ;A internet tem tido um importante papel no modo como as pessoas consomem as atrações midiáticas. Há uma união do entretenimento com as redes sociais;, ressalta Iskold.

O IntoNow ; adquirido pelo Yahoo! no ano passado ; é outro exemplo de como é possível melhorar a experiência de convergência entre a tevê e as redes sociais. Em vez de o usuário digitar ou localizar em uma lista o nome do programa, basta apertar um botão que o aplicativo localiza por meio do áudio da televisão o que está passando na telinha. Foram armazenados no banco de dados da empresa mais de 14 milhões de minutos de transmissão de diversas emissoras de TV, o que equivale a mais de 266 anos de conteúdo. A central monitora cerca de 130 canais nos Estados Unidos. ;A interação do público com as emissoras de TV é algo sempre bom para as duas partes. O IntoNow ajuda a verificar e entender exatamente o que o espectador está assistindo e dar comunicação a eles;, explica Higgis do Yahoo.

O IntoNow, ao ouvir o áudio de uma série televisiva, por exemplo, é capaz de identificar o nome do episódio, o capítulo e a temporada. Por enquanto, o aplicativo funciona apenas para os Estados Unidos, mas deve ser por pouco tempo. ;Claro que vamos expandir o serviço internacionalmente em vários mercados, mas ainda não posso dizer o que temos de concreto;, diz Higgins, do Yahoo!

Em todo lugar

O estudo da Motorola Mobility mostra que os telespectadores do Brasil estão deixando de assistir a programas no televisor. Apenas 12% dos entrevistados veem tevê utilizando um aparelho tradicional. Enquanto isso, o número de celulares usados para esse fim está crescendo no Brasil. Segundo a pesquisa, 34% dos brasileiros assistem atrações pelo telefone, sendo que 19% fazem isso todos os dias. Com esses números, o país está a frente de todos os outros 16 pesquisados.

72%

Parte dos 9 mil entrevistados que discutem com amigos os programas da tevê nas redes sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação