Generations, que celebra os 20 anos da série, traz duas versões do ouriço: a clássica e rechonchuda versão dos títulos de Mega Drive, e a moderna, mais alta, de olhos verdes e atitude mais radical, representando a fase atual, que estreou no falecido Dreamcast e dura até hoje. Ambos se encontram quando uma entidade desconhecida distorce o espaço e o tempo do universo da série, colocando passado e presente num só plano. Daí, os dois unem forças para trazer tudo de volta ao seu estado normal e derrotar o novo inimigo.
A reunião entre os dois também define o modo de jogar. As fases do Sonic clássico são de plataforma em 2D, que exigem menos velocidade, mais cadência e os saltos certeiros dos primeiros e mais famosos títulos da série. Por outro lado, os estágios do Sonic moderno são corridas desenfreadas com algumas pitadas de plataforma e reflexos rápidos, alterando a perspectiva da câmera entre duas e três dimensões. O jogo tem nove mundos, cada um com duas fases: uma para ser jogada pelo Sonic clássico, e outra pelo Sonic moderno, totalizando 18 estágios.
Como não poderia deixar de ser em um game de exaltação ao passado de Sonic, há várias coisas que fazem menção aos games antigos do personagem, como os escudos e poderes de Sonic the hedgehog 3. É possível até ensinar truques do ouriço moderno ao clássico, como os ataques teleguiados. Para os devotos da série, o jogo oferece um prato cheio de agrados, como a opção de jogar a fase com músicas dos games antigos ; ainda que a trilha sonora de Generations seja excelente.
De todos os elementos do passado que ressurgem em Generations, é um alívio ver que o mais importante deles voltou: a boa jogabilidade, principalmente nas fases do Sonic clássico. Elas são uma perfeita homenagem aos momentos de maior glória do ouriço, recuperando as sensações de satisfação ao fazer o pulo na medida certa, ou ter completado uma fase sem ter visto um terço dela. Nos estágios do Sonic moderno, alguns aspectos ainda parecem malfeitos, como os bugs nos ataques teleguiados, mas a qualidade está muito acima de qualquer título do herói lançado nos últimos cinco anos.
Coletânea
Sonic generations pode ser comparado a uma coletânea de grandes sucessos de um artista consagrado em que algumas músicas pouco apreciadas acabaram entrando na seleção. São três estágios da época do Mega Drive (a mais querida pelos fãs), três da era Dreamcast e três dos games da atual geração de consoles. É interessante notar que a Sega não renegou o presente pouco popular do herói e reconhece que sua história tem altos e baixos.
Tal esforço merece elogios, mas, para um game que busca homenagear o passado do personagem, a escolha das fases é bem questionável. Enquanto títulos consagrados como Sonic the hedgehog 3 ficaram fora da lista, um dos mundos vem de Sonic colors, um dos raros títulos de qualidade da era moderna do ouriço, mas que ainda está fresco na memória dos jogadores, pois foi lançado em 2010.
Antes que os fãs xiitas comecem a jogar pedras, vale dizer que a releitura de algumas fases modernas surpreende. A Crisis City do horrendo Sonic the hedgehog de 2006, por exemplo, foi muito bem adaptada para os controles do Sonic clássico. Por outro lado, algumas parecem ter piorado com a passagem do tempo, como a City Escape de Sonic adventure 2 com o Sonic moderno, em que mais de um terço da fase pode ser completado apenas segurando um botão.
Há também alguns estágios de chefes, que são fases pouco elaboradas e requerem pouco esforço do jogador (em especial, a do último chefe), e batalhas contra os rivais de Sonic (Metal Sonic, Shadow e Silver), que são mais interessantes e intensas. Além disso, cada mundo possui uma série de desafios, como completar a fase abaixo de um determinado tempo ou coletar uma série de itens. Ainda que algumas das fases extras sejam bobas, elas dão sobrevida ao game, que acaba rápido, pois passar pelas 18 fases principais não leva mais de cinco horas.
Sonic generations é o tributo perfeito ao nome mais importante da Sega, lembrando tanto os momentos bons quanto os ruins da franquia ao longo de 20 anos e quatro gerações de consoles. Há pontos a reclamar, como o baixo número de fases, em especial da época clássica do herói, mas os pontos positivos superam ; e muito ; os pontos negativos. E, considerando a recente má fase de Sonic, já é uma enorme conquista, e abre o caminho para que o ouriço volte a correr em direção a uma nova época de glórias.
No panteão dos games
Sonic foi criado em 1991 para o Genesis (Mega Drive no Brasil), e se tornou a principal figura na comeptição entre a Sega e a Nintendo, que tinha no mascote Mario o seu principal nome. Até 1999, todos os games do ouriço eram exclusivos de consoles da Sega. No entanto, quando a companhia japonesa se retirou do mercado de consoles, o personagem passou a aparecer em outras plataformas ; inclusive da própria Nintendo.
Sonic Generations
Produção: Sega
Desenvolvimento:
Sonic Team
Disponível para PlayStation 3, Xbox 360, PC e Nintendo 3DS
Número de jogadores:
1 (single-player)
Preço:
R$ 199,90
Avaliação
Jogabilidade - Fera
Entretenimento - Duca
Gráficos - Fera
Som - Duca