Tecnologia

Maior feira tecnológica do mundo dá destaque à conectividade dos aparelhos

Televisores com telas grandes, comandados por voz ou por gestos e ligados à internet marcaram a edição 2012 do principal evento do mundo digital. Tecnologia Oled promete ser a pedida para os aparelhos eletrônicos em 2012

postado em 17/01/2012 07:56
Televisores com telas grandes, comandados por voz ou por gestos e ligados à internet marcaram a edição 2012 do principal evento do mundo digital. Tecnologia Oled promete ser a pedida para os aparelhos eletrônicos em 2012
Las Vegas (EUA) ; A Consumer Eletronics Show (CES), maior feira tecnológica do mundo para produtos de consumo, realizada anualmente em Las Vegas (Estados Unidos), começou cercada de expectativas e mostrou que os eletrônicos de consumo, como tablets, smartphones e computadores, continuarão a dominar os projetos de investimentos das fabricantes. O grande destaque deste ano ficou por conta dos aparelhos de televisão. E, diferentemente da edição passada, em que o 3D foi a tecnologia de destaque, desta vez a conectividade ganhou evidência.

A Panasonic, por exemplo, além de apresentar sua linha 2012, divulgou todos os detalhes sobre os novos aplicativos das suas tevês Viera. O software da linha foi melhorado, passando a incluir um novo browser, sistemas de busca e novos aplicativos. Uma das novas funcionalidades dos televisores foi a possibilidade de utilizar o Skype ; programa de voz por IP da Microsoft ; e continuar assistindo à programação normalmente. ;O software provou ser muito popular para os espectadores e nossas pesquisas mostraram que eles queriam assistir tevê em alta definição e conversar com amigos e família ao mesmo tempo;, disse Merwan Mereby, vice-presidente da Panasonic para a América do Norte.

Uma das jogadas da Panasonic que mais chamaram a atenção foi a integração com a rede social MySpace, que estava moribunda. De acordo com a empresa, os telespectadores terão acesso, em um primeiro momento, às mais de 42 milhões de músicas do site. ;O MySpace foi a primeira plataforma social de sucesso porque permitia às pessoas compartilhar seus interesses, ouvir música e serem criativas. Acreditamos que podemos melhorar a interação dos usuários utilizando a tevê;, explicou Tim Vanderhook, CEO da empresa.

Aparelhos conectados também foram assunto da Sony, que utilizou a tecnologia do Google para criar a própria TV inteligente. Assim, além de ficarem ligados a todos os dispositivos residenciais, como smartphones e computadores, os novos aparelhos da linha Bravia podem agora carregar a tecnologia XReality Pro, que melhora a qualidade dos vídeos do YouTube. Interessante ainda é o controle remoto que a acompanha. Na parte traseira dele, há um teclado para buscas e, na frontal, uma tela sensível ao toque (para controle da TV). E mais: um microfone embutido permite fazer pesquisas na internet via voz.
Televisores com telas grandes, comandados por voz ou por gestos e ligados à internet marcaram a edição 2012 do principal evento do mundo digital. Tecnologia Oled promete ser a pedida para os aparelhos eletrônicos em 2012
Tipo Kinect
Talvez inspirada no acessório para Xbox 360 da Microsoft, o Kinect, a Samsung anunciou durante a feira sua linha Smart TV para este ano. As novas LED e Oleds ; tecnologia capaz de permitir equipamentos com telas e bordas mais finas que as tradicionais e qualidade superior de reprodução das imagens; oferecem câmera e microfone que possibilitam mais interação com o espectador. Os comandos podem, dessa forma, serem feitos por voz e/ou movimentos.

O televisor modelo UNES8000, que conta com a tecnologia, vem com processador dual-core, para que haja mais aproveitamento do uso de aplicativos em telas maiores. ;A tevê é o coração de nossas casas, o dispositivo central que une a família no final de um longo dia. Para a Samsung, isso significa mais responsabilidade ao oferecer o futuro dos televisores inteligentes, agora, por meio de novos televisores que reconhecem e respondem ao usuário, conectam a família dentro e fora de casa, e ainda oferecem opções incríveis de novos conteúdos personalizados para todos os estilos de vida e necessidades;, afirmou Boo-Keun Yoon, presidente da Samsung.

Já a LG confirmou o que vinha anunciando e apresentou a TV Oled de 55 polegadas. A empresa apresentou ainda aparelhos com a função Dual Play, que promete ser bastante atraente para os gamers. Em partidas multiplayer, em vez de ver a tela dividida, os jogadores ; utilizando óculos especiais ;enxergarão apenas a imagem que lhes interessa.

O repórter viajou a convite da Panasonic


37 campos de futebol
A CES é grandiosa em tudo: em tamanho (é impossível passar pelos mais de 167 mil metros quadrados, o equivalente a 37 campos de futebol, com calma); em expositores (são ao todo 3,1 mil participantes com mais de 20 mil novos produtos); em volume de visitas; e em efeitos visuais, a maioria criada justamente pelas gigantescas telas que apresentam as principais fabricantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação