Tecnologia

Wikipedia organiza blackout em protesto a leis que podem cercear a internet

Elaine Pereira
postado em 17/01/2012 14:59

A Wikipedia em inglês vai apagar durante 24 horas nesta quarta-feira (18). Tudo porque os diretores da enciclopédia virtual decidiram se juntar a um grande protesto que está sendo feito por vários sites contra propostas que podem acabar com a internet livre e aberta na tentativa de defender os direitos autorais e combater a pirataria. O foco principal do protesto está em dois projetos polêmicos: o ;Stop Online Piracy Act (SOPA) e o Protect Intellectual Property Act (PIPA), que estão em discussão nos EUA e podem acabar influenciando a legislação de outros países do mundo - inclusive o Brasil - se forem aprovados.

O anúncio do apagão está sendo feito com um forte incentivo para que os norte-americanos pressionem seus senadores a votar contra a proposta.

O anúncio foi feito pelo co-fundador Jimmy Wales, via twitter. A preocupação com a censura também fez com que mais de 1800 membros da comunidade Wikipedia começassem uma discussão para propor ações que podem ser feitas contra as duas leis.

A expectativa dos fundadores com o blackout é de que as pessoas entendam o valor da liberdade de expressão e pensamento numa internet sem empecilhos para o compartilhamento de informações, inclusive material educacional sobre vários temas, mesmo sem pagar por isso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação