postado em 24/01/2012 10:59
Com o apoio do Comitê para Democratização da Informática (CDI) e de um portal da internet, começa nesta terça-feira (24/1) o Movimento Brasíl sem Vírus. Segundo a empresa de softwares de segurança McAfee, no país já são 220 mil vírus em circulação e a cada 39 segundos um hacker ataca um computador. O Brasil está atrás apenas da China, África do Sul e México no ranking do países com mais ameaças virtuais.[SAIBAMAIS]"A inclusão digital é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país, mas tem de estar vinculado à conscientização dos usuários sobre segurança digital e é esse processo que vamos apoiar com o Brasil sem vírus", disse, em nota, Rodrigo Baggio, porta-voz do movimento e fundador do CDI. Ainda segundo Baggio, as infecções podem piorar daqui a quatro anos quando 70% dos brasileiros terão acesso a internet.
Gratuito
Grandes empresas de antivírus devem disponibilizar uma solução gratuita para que seja feita uma vacinação em massa de computadores. Em São Paulo, está marcado para 4 de fevereiro, com ajuda de voluntários, uma varredura nos PCs do edifício Copan. Com 1.160 apartamentos e mais de 2 mil moradores, o prédio tem cerca de 580 máquinas. "O Copan é grandioso, como o desafio do Movimento Brasil sem Vírus. Esta adesão foi para materializar o movimento.
Outras ações do Movimento estarão disponíveis no site No mesmo endereço, os usuários poderão baixar antivírus gratuitos para limpar os vírus de vez do computador.