postado em 13/03/2012 09:16
São quase 250 milhões de pessoas jogando os chamados games sociais ;, como Farmville e CityVille ; apenas no Facebook. O entretenimento gratuito é o que move a maioria, mas uma boa parte não vê problemas em pagar por objetos para alcançar níveis superiores rapidamente. Um levantamento do PayPal, empresa de pagamentos on-line, mostra que 12 milhões de pessoas adquirem itens, dos quais 54% gastam de US$ 10 a US$ 50. Tudo se reverte em lucro para as empresas responsáveis pelos jogos. No entanto, uma série de games está mudando o panorama dessas atividades sociais. São os games for change (jogos pela mudança, em tradução livre), que propõem plataformas com abordagem a problemas políticos, culturais e econômicos pelo mundo.;Muita atenção já foi dispensada para os efeitos negativos do consumo abusivo do entretenimento eletrônico. Pais brigam com filhos por acharem que eles ficam tempo demais jogando games e vivendo em mundos virtuais. No entanto, com jogos certos, é possível observar efeitos surpreendentes, como a estimulação ao aprendizado de línguas, a descoberta de novas formas de socialização, que vão além da identidade do avatar;, explica Gilson Schwartz, diretor da Games for Change para a América Latina, empresa criada em 2004 e que apoia iniciativas para jogos educacionais.