Tecnologia

HP funde unidades de computador e impressora para impulsionar inovação

Agência France-Presse
postado em 21/03/2012 20:02
San Francisco - A Hewlett-Packard anunciou nesta quarta-feira (21/3) a fusão de suas unidades de computadores e impressoras para dedicar mais recursos à inovação em um mercado tecnológico de rápida evolução.

A HP fundirá seu Grupo de Imagens e Impressão e seu Grupo de Sistemas Pessoais em uma unidade dirigida por Tom Bradley, vice-presidente executivo desde 2005.

A HP não disse se esta reorganização representará uma redução de sua força de trabalho. "Não temos nenhum anúncio específico sobre mudanças no número de trabalhadores neste momento", disse um porta-voz da HP à AFP.

A fusão das duas unidades ocorre em um momento em que cai o crescimento do mercado das impressoras, outrora uma mina de ouro para a empresa, e as pessoas se voltam cada vez mais para os smartphones e os tablets em detrimento dos computadores pessoais para navegar na internet.

No mês passado, a HP registrou receitas menores devido à queda das vendas de computadores pessoais, que arrastaram para baixo os ganhos do maior fabricante informático do mundo.

A empresa com sede em Palo Alto, Califórnia, disse que seu lucro líquido caiu 44% durante o primeiro trimestre de seu ano fiscal, para 1,5 bilhão de dólares, em comparação com o mesmo trimestre um ano atrás, enquanto as receitas diminuíram 7%, para 30 bilhões de dólares.

A HP aposta em disputar o mercado do iPad da Apple com o lançamento no fim deste ano de um tablet destinado ao mundo do trabalho em vez do entretenimento, disse a diretora-executiva da empresa, Meg Whitman, no mês passado.

Com este tablet, que executará o software da Microsoft Windows 8, a HP buscará o nicho de mercado da computação para empresas. "Vamos oferecer uma alternativa", disse Whitman.

A HP fez uma incursão inicial no mercado de tablets no ano passado com o TouchPad com sistema operacional webOS, que adquiriu ao comprar a Palm em 2010. Mas diante das decepcionantes vendas, a HP decidiu suspender o TouchPad apenas sete semanas depois de lançá-lo no mercado.

Na quarta-feira (21/3), a HP anunciou também uma reorganização de suas unidades de vendas, marketing e comunicação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação