Tecnologia

Com aumento no número de smartphones crescem também os cibercrimes

Gláucia Chaves
postado em 26/03/2012 10:08
Para qualquer canto que se olhe, a impressão que se tem é que os smartphones estão por todo o lugar. Isso não é à toa. A venda dos celulares multiuso está a todo o vapor: segundo um estudo feito pela GfK Consumer Choices, a comercialização desse tipo de aparelho aumentou impressionantes 112% em 2011. A questão financeira foi um incentivo, uma vez que o preço dos aparelhos caiu 21%. No Brasil, os smartphones representaram 34% do mercado em 2011 ; um aumento de 11 pontos percentuais em comparação a 2010. A evolução dos tablets tem sido mais lenta, mas também está em crescimento: 4% das vendas da telefonia brasileira no ano passado ficaram por conta deles.

A grande quantidade de pessoas conectadas à internet por meio de dispositivos móveis também significa um aumento na quantidade de vítimas que um cibercriminoso pode fazer. O que há hoje é um aumento exponencial nas pragas para dispositivos móveis das mais diferentes plataformas: em 2011, os vírus criados especificamente para celular aumentaram 65% em comparação com 2010, segundo dados da Kaspersky, uma das maiores empresas de segurança digital do mundo. Mesmo com o sucesso de vendas, a realidade conectada dos smartphones e tablets ainda é novidade para muita gente. É preciso ter em mente que eles são computadores de bolso ; e, como tais, estão tão expostos a vírus e programas maliciosos quanto seus avós, os computadores de mesa e notebooks.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação