Tecnologia

Estados Unidos lançam projeto para criação de robôs personalizados

Agência France-Presse
postado em 03/04/2012 16:22
Washington - Ir até a loja da esquina, escolher um robô para ajudar em tarefas específicas e construí-lo em poucas horas pode se tornar realidade, de acordo com um projeto do Massachusetts Institute of Technology (MIT), lançado nesta terça-feira (3/4).

O prestigiado MTI anunciou o lançamento de um projeto de cinco anos e orçamento de 10 milhões de dólares para tentar trazer o poder dos robôs para as pessoas comuns.

O objetivo é desenvolver uma determinada tecnologia, já utilizada nos computadores pessoais, que permita "uma pessoa sem formação em informática ou sem (conhecimento) técnico específico, projete, personalize e imprima - em três dimenssões- um robô em poucas horas", exlicou o famoso instituto em um comunicado.

"Esta pesquisa prevê uma nova forma de pensar o design e a fabricação de robôs, e poderá ter um profundo impacto na sociedade", afirmou a professora Daniela Rus, principal autora do projeto.

"Acreditamos que esta abordagem tem o potencial de transformar a produção industrial e democratizar o acesso aos robôs", disse a pesquisadora do laboratório de inteligência artificial e ciência da computação do MIT (CSAIL).

"O objetivo é desenvolver tecnologias que permitam que cada um faça o seu próprio robô, o que é verdadeiramente revolucionário", declarou Vijay Kumar, chefe da equipe da Universidade da Pensilvânia.

Os dois primeiros projetos a serem considerados como protótipos são um dispositivo em forma de inseto que pode ser enviado para explorar áreas contaminadas e uma extensão de um braço que pode ajudar a pegar objetos que estão fora do alcance.

A idéia final é criar um catálogo de desenhos robóticos para que os clientes escolham na loja da esquina: seria suficiente escolher um modelo e personalizar o aparelho com papel ou plástico, o que pode ser feito em 24 horas.

"Este projeto visa a reduzir drasticamente o tempo de produção de uma variedade de robôs úteis, abrindo portas para potenciais aplicações na indústria, educação, saúde, assistência personalizada e até mesmo desastres", disse Rob Wood, professor associado da Universidade de Harvard.

O financiamento da iniciativa é realizado pela National Science Foundation e é concedido para uma equipe que inclui pesquisadores do MIT, da Universidade da Pensilvânia e da Universidade de Harvard.

Outro objetivo é reduzir os custos associados à produção de robôs, um processo longo e dispendioso, que requer programação avançada e materiais de alta tecnologia, para promover a produção automatizada com dispositivos feitos de papéis e plásticos comuns.Assim, o que costumava levar anos de fabricação pode levar apenas algumas horas.

"É realmente emocionante pensar sobre o tipo de impacto que este trabalho poderia ter sobre a população em geral, além do seleto grupo de pessoas que trabalham na área da robótica", afirmou o professor associado Wojciech Matusik, principal pesquisador da CSAIL.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação