Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Reclamações sobre lojas on-line quase quadriplicaram nos últimos três anos

O comércio eletrônico não tem do que reclamar. Para este ano, a estimativa é que o número de compras feitas pela internet cresça 25%. Em 2011, as aquisições virtuais movimentaram R$ 18,7 bilhões, um aumento de 26% em relação a 2010, segundo a consultoria E-bit. Por outro lado, sobram queixas dos consumidores quanto à prestação dos serviços. Segundo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), nos últimos três anos, o número de reclamações a respeito de compras on-line registradas pelos Procons do país quase quadruplicou, passando de 15.731 em 2009 para 54.920 em 2011. As maiores queixas foram: não entregar ou passar do prazo estipulado para entrega (41,42%), vender produtos com defeito (10,8%) e cobrar indevidamente (8,47%).

[SAIBAMAIS]O Procon do Distrito Federal mostra que as reclamações relacionadas às compras pela internet pularam de oito para 26, um aumento de 225% entre janeiro e o fim de março deste ano, se comparado ao mesmo período de 2011. Durante todo o ano passado, o quesito campeão em queixas (23%) foi contrato, pedido e orçamento, no que diz respeito a rescisões, descumprimentos e erros. Em seguida (18%), veio a cobrança de valor quando o produto é devolvido (cobrança indevida).