Tecnologia

Tecnologia revoluciona as formas de produzir, divulgar e consumir música

postado em 17/04/2012 08:53
Leoni começou a tocar aos 16 anos, no grupo de rock Chrisma, formado por amigos da escola. Sua afirmação reforça a teoria de Leonardo Morel, explícita no livro Música e tecnologia: um novo tempo, apesar dos perigos (Editora Azoueg). O autor da publicação, especialista em Gestão e Produção Cultural, foi um dos primeiros ao mostrar como a informatização revolucionou as formas de produzir, divulgar e consumir música.

Vejam, por exemplo, a facilidade de criar estúdios caseiros e a explosão de plataformas digitais, como MySpace e YouTube. Hoje, são os principais meios de divulgar trabalhos e conquistar público. Com o musicista, o consumidor divide o protagonismo nesse cenário de mudanças. ;Nunca o ouvinte foi tão privilegiado;, diz Leoni, na obra. Segundo Leonardo Morel, as pessoas adquiriram mais autonomia para decidir o que querem ouvir. Tudo por causa dos variados formatos disponíveis atualmente no mercado (CD, vinil, MP3, ringtone). Saiba o que a tecnologia mudou nos dois lados da indústria fonográfica: quem faz o som e quem paga para ouvir.



Ouça a música Só pro meu prazer, de Leoni

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação