Tecnologia

Software consegue identificar spams postados em comentários de sites

postado em 30/04/2012 08:00
Imagine comprar um produto pela internet influenciado por milhares de comentários positivos postados em fóruns e, ao receber o item em casa, descobrir que não é nada do que imaginou. Frustrado, você pode se perguntar por que tantas pessoas elogiaram a mercadoria. E a resposta pode ser: os comentários não eram sinceros, mas obra de grupos de spammers, indivíduos que enviam mensagens eletrônicas em massa e que poluem o fluxo de informações reais na web.

Há companhias que recorrem a essa medida quando veem que seus produtos estão sendo demasiadamente criticados e querem reverter a situação. Estratégia semelhante é lançada também para prejudicar uma marca concorrente, nesse caso, com críticas negativas. O resultado, porém, é sempre o mesmo: os spammers, com suas mensagens falsas, promovem ideias enganosas. Para reduzir esse problema, engenheiros de computação da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), em parceria com o Google, desenvolveram um programa com algoritmo capaz de identificar os tópicos de revisão que contêm opiniões de grupos de fraudadores. Ao identificar os spammers, o software facilita a ação dos moderadores, que podem remover os comentários impróprios.



Leia a , feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação