Tecnologia

Pesquisadores buscam facilitar a vida de motoristas com mais de 60 anos

postado em 02/05/2012 11:14
Até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com a maior quantidade de idosos. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como base os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicando que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou aproximadamente três anos em uma década. De acordo com o Censo 2010, a previsão é de que homens e mulheres vivam em média 73,1 anos. Mais vivida, a população tem que adaptar as limitações do tempo às necessidades cotidianas. Dirigir é uma delas. Por isso, pesquisadores investem na busca por tecnologias capazes de conferir mais segurança à terceira idade que não planeja abandonar os volantes.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em torno de 12% dos condutores da cidade têm mais de 60 anos. João Pereira da Silva faz parte desse grupo motorizado. Com 89 anos, o aposentado renovou a carteira de motorista no ano passado e acredita que o envelhecimento não está necessariamente ligado à obrigação de se tornar o carona. ;Optei por renovar a carteira porque, quando eu quero ir a algum lugar, não preciso pedir a ninguém. Apesar de não dirigir para lugares distantes e não fazer viagens sozinho, me sinto mais livre;, comenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação