postado em 15/05/2012 09:18
Deixar os arquivos espalhados pelo computador pode ser um hábito comum. Mas encontrá-los depois se torna uma tarefa difícil. Quem nunca precisou de um texto ou planilha que simplesmente desapareceu? Ou, então, aquele e-mail importantíssimo que some da caixa de entrada? Pode até parecer obra da implacável Lei de Murphy, mas é tudo uma questão de organização. Segundo um estudo do Instituto IBM, uma pessoa gasta, em média, 58 segundos procurando e-mails ou arquivos quando não usa uma estratégia de organização. Em contrapartida, utilizando a ferramenta localizar, seriam gastos apenas 17 segundos com a mesma tarefa.Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade, sugere algumas estratégias para facilitar a localização de arquivos. Uma delas, baseada na metodologia Tríade ; desenvolvida pelo próprio Christian ;, que consiste em organizá-los por níveis. Segundo o especialista, primeiro, deve-se criar pastas baseadas em macroassuntos, entre 10 a 12 no máximo e, depois, criar as de microassuntos dentro das principais. O que não for utilizado com frequência devem ser apagado ou movido para uma pasta separada.