Tecnologia

Microprocessador promete o controle de eletrodomésticos pelo celular

Roberta Machado
postado em 30/05/2012 08:00
Fazer café, acender a luz ou regar o jardim ao apertar um botão faz parte da realidade das pessoas há décadas. A tecnologia, porém, promete expandir as funções desses aparatos tecnológicos, abrindo um meio de comunicação entre aparelhos e usuários. Na nova era automatizada, bastaria uma mensagem de texto para que a cafeteira de casa preparasse a bebida quente, bem a tempo do término de um dia de trabalho. O aparelho ainda poderia avisar o dono diretamente em seu celular quando fosse necessário comprar mais grãos, ou deixar de fazer o café caso não houvesse leite para acompanhá-lo na geladeira.

Esse futuro pode estar mais próximo do que parece, graças a um microprocessador que se conecta à internet via wi-fi e vem embutido em um cartão SD, semelhante aos usados para dar memória às câmeras fotográficas digitais. A peça, garantem os fabricantes, possibilita a conexão de qualquer aparelho, sensor ou interruptor à internet, o que multiplicaria as funções de eletrodomésticos comuns. A invenção segue a linha de outras anteriores, mas traz uma carga maior de expectativa por causa de seus autores: a iniciativa, que será lançada para testes no meio do ano, foi criada por Hugo Fiennes, responsável pelos projetos dos primeiros quatro iPhones, e Kevin Fox, criador da primeira versão do Gmail.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação