Tecnologia

Tráfego de dados na internet deve quadruplicar no mundo em 2016

postado em 05/06/2012 08:05
Faça uma conta de quantos aparelhos na sua casa têm acesso à internet. Desktop, notebook, celular, tablet, televisão; A rede continua se estendendo a vários tipos de eletrônicos, o que fará a internet, praticamente, dobrar de tamanho nos próximos quatro anos. Segundo o estudo Visual Networking Index (VNI), divulgado pela empresa de tecnologia Cisco em um evento em Brasília, teremos cerca de 18,9 bilhões de conexões de rede ; quase 2,5 para cada pessoa no planeta ; até 2016. Hoje, há 10,3 bilhões de dispositivos com acesso à rede. E se os investimentos não acompanharem esses números, a sua conexão vai continuar passando por instabilidades.



A pesquisa se baseia em análises de tráfego na internet, além de incluir critérios, como condição econômica, ambiente empresarial e dados de crescimento do setor. Assim, o estudo aponta que, em 2016, 3,4 bilhões de pessoas terão acesso à internet, o que corresponde a 45% da população mundial. O tráfego de dados deverá atingir a marca de 1,3 zetabyte por ano (o equivalente a 1,3 trilhão de gigabytes), quase o quádruplo dos 372 exabytes (aproximadamente 400 bilhões de gigabytes) de 2011. No Brasil, esse número deve aumentar em oito vezes, passando de 420 petabytes para 3 exabytes por mês. O estudo aponta que a principal causa do aumento dos dados é a crescente expansão de dispositivos e de usuários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação