Bruna Sensêve
postado em 15/06/2012 08:00
As ideias mirabolantes que surgem na cabeça de muitos inventores, engenheiros e cientistas encontraram nos curiosos usuários da internet os seus grandes aliados. O serviço de crowdfunding (em tradução liver, ;financiamento da multidão;, mas conhecido no Brasil por vaquinha virtual) começa a se tornar uma alternativa popular para alavancar projetos tecnológicos e transformar um pequeno protótipo em objeto de desejo de milhares de ansiosos financiadores.O último grande sucesso em iniciativas desse tipo foi o relógio Pebble, que pode ter suas funções personalizadas a partir de aplicativos baixados em smartphones. Seus criadores tinham o objetivo de angariar pelo menos US$ 100 mil para o desenvolvimento do equipamento em grande escala. A resposta dos internautas superou as expectativas e 68.929 pessoas se juntaram para financiar a ideia, resultando em uma soma de US$ 10,2 milhões. Como é comum nesse tipo de negócio, foram oferecidas recompensas que variavam de acordo com o tamanho da contribuição feita. O sucesso fez com que os inventores chegassem ao tão desejado estágio de independência financeira, em que o produto é vendido sob a administração de seu criador, em site próprio. Essa é a meta da grande maioria dos inventores que utilizam o serviço de crowdfunding.
Os inventores do Pebble falam sobre a invenção. O dispositivo é um relógio customizável. Nele, novas atividades podem ser desenvolvidas a partir do download de aplicativos pelo smartphone:
[VIDEO1]
Jay Silver e Eric Rosenbaum explicam o funcionamento do dispositivo capaz de transformar qualquer objeto em um touchpad, ou seja, uma interface com o computador sensível ao toque:
[VIDEO2]
Toby Baumgartner conta como desenvolveu seu protótipo robótico que consegue rastejar, como uma lagarta, e rolar:
[VIDEO3]