Tecnologia

Nasa se prepara para iniciar detalhado estudo sobre como se forma o furacão

postado em 18/06/2012 07:51
O comportamento dos furacões ainda é um mistério para a ciência. Embora seja possível prever quando um deles vai atingir determinada cidade, ainda é difícil dizer com antecedência o caminho dos ventos, ou adivinhar quando eles vão evoluir para precipitações mais violentas e perigosas. Buscando desvendar essa incógnita, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) vai investigar de perto as precipitações que atacam todos os anos a Baía do Oceano Atlântico. Batizada de Sentinela de Furacões e Grandes Tempestades (Hurricane and Severe Storm Sentinel, em inglês, ou HS3), a missão vai durar até 2014.


Os estudos acompanharão a época mais intensa da temporada de furacões no sul dos Estados Unidos dos próximos três anos. Os ciclones já começaram a se manifestar neste mês e devem perdurar até novembro. A missão tem início em agosto. O projeto conta com os mais modernos equipamentos de análise meteorológica, que verão de perto o que acontece no olho do furacão e ajudar os pesquisadores a entender melhor o que faz as nuvens se converterem em tempestades tropicais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação