Tecnologia

Quarta geração da rede pode não oferecer o desejado aumento de velocidade

postado em 20/06/2012 07:55
As operadoras do serviço de internet 4G, a nova geração de acesso à web por dispositivos móveis como smartphones e tablets, foram definidas na semana passada. Embora as novas conexões só devam chegar aos primeiros consumidores brasileiros em abril de 2013, muitos usuários já estão empolgados com a possibilidade de um acesso móvel a 10Mb/s, velocidade bem superior aos atuais 2Mb/s oferecidos pela 3G. Especialistas afirmam que a novidade deve melhorar a vida não apenas de quem adquirir a tecnologia de ponta, mas também dos usuários do modelo atual, que deverão ter o sinal melhorado. Embora a qualidade da chamada e da conexão deva ser aprimorada, os experts alertam que algumas limitações, pelo menos nos primeiros anos, vão acompanhar o novo serviço.



É pelo espectro eletromagnético que transita toda a informação sem fio. Desde a tevê, passando pelo rádio, pela comunicação militar, pela internet wi-fi, pelos sistemas GPS e pelas comunicações espaciais, a telecomunicação utiliza esse espaço, que é, contudo, limitado. Para evitar confusões e interferências, cada tipo de comunicação tem uma faixa reservada para o seu funcionamento, a chamada frequência, medida em hertz (Hz). Essa reserva é determinada por órgãos reguladores dos países. No caso do Brasil, quem cuida da questão é a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação