Tecnologia

Fotografia do futuro será medida em gigapixels ou milhares de pixels

Agência France-Presse
postado em 20/06/2012 17:07
Paris - Engenheiros americanos apresentaram nesta quarta-feira (20/6), na revista científica Nature, um protótipo de câmera fotográfica capaz de capturar imagens com um nível de detalhes sem precedentes, medido em gigapixels ou milhares de pixels.

O pixel, ou ponto luminoso, é a unidade de base que permite medir a definição de uma imagem digital e um megapixel representa um milhão de pixels. Quanto mais pixels houver, melhor é a resolução da imagem.

[SAIBAMAIS]A "supercâmera de fotos", desenvolvida pela equipe de David Brady (Universidade de Duke, Durham, Carolina do Norte, Estados Unidos) "registra uma imagem de um gigapixel em menos de um décimo de segundo", informou o engenheiro.

O protótipo de câmera "sincroniza" 98 pequenas câmeras em uma só.

"Cada uma das microcâmeras captura informações de uma área específica do campo visual", explicou David Brady. "Um processador informático com todas estas informações cria uma única imagem com muito detalhe", continuou.

"Em muitos casos, a câmera pode capturar imagens de coisas que os fotógrafos não conseguem ver sozinhos, mas podem detectar em seguida na imagem", explicou o engenheiro.

Segundo os cientistas, a próxima geração de câmeras com resolução de gigapixels poderia estar disponível nos próximos cinco anos, pelo menos para uso profissional, quando os componentes eletrônicos forem miniaturizados e mais eficazes.



Os cientistas afirmam que os elementos ópticos só representam 3% do protótipo, com tamanho ainda grande (75x75x50 cm), o resto é composto de componentes eletrônicos e processadores.

A câmera fotográfica com resolução de gigapixel abre as perspectivas para melhorar a segurança dos aeroportos, a vigilância militar ou inclusive a cobertura de manifestações esportivas, segundo seus desenvolvedores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação