postado em 03/07/2012 08:14
São Paulo ; A HP lançou uma série de ações em seus produtos de impressão para combater a venda de produtos falsificados e a pirataria, que tem um impacto global de US$ 3 bilhões no setor, segundo a Imaging Suupplies Coalition, uma aliança de fabricantes do segmento de impressão. Os selos de autenticação dos cartuchos e toners passarão a vir com um QR Code, cujo link é direcionado a um sistema de verificação pela internet. Atualmente, eles têm um adesivo holográfico.
Além de poder fotografar o selo, o consumidor também tem a opção de digitar o código em um endereço na internet, listado no próprio cartucho ou toner. Durante evento, a HP discutiu o impacto da pirataria no mercado de tecnologia global. Segundo dados da Organização Mundial de Alfândegas, apresentados pela fabricante, 10% do comércio mundial são formados por produtos falsificados, pirateados ou do mercado negro. Essa fatia resulta em uma perda de aproximadamente 2,5 milhões de postos de trabalho e mais de US$ 150 milhões de impostos que deixam de ser arrecadados, somente nas economias do G-20, de acordo com a Câmara de Congresso Internacional.