Tecnologia

Nasa projeta pouso de moderno equipamento tecnológico no planeta Marte

Roberta Machado
postado em 23/07/2012 09:09
Em duas semanas, o Laboratório de Ciências Marciano (MSL, na sigla em inglês) Curiosity descerá no solo do planeta vermelho, realizando o pouso mais elaborado já planejado pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa) em uma missão não tripulada. O equipamento contará com um complexo sistema de explosões, foguetes e até mesmo um paraquedas para chegar a Marte em segurança. A manobra inédita deve-se às dimensões do equipamento de quase 1t, mais elaborado e cinco vezes maior que as outras duas máquinas já enviadas ao planeta. O veículo, tão grande quanto um carro de passeio, leva 10 equipamentos que somam 75kg, um verdadeiro arsenal de câmeras, lasers e sensores que vão construir um relatório completo sobre Marte ; e, se a missão for bem-sucedida, talvez encontre algum vestígio de vida no planeta.

Essa jornada ambiciosa de US$ 2,5 bilhões começou há sete anos e teve seu ponto mais alto em 26 de novembro, quando o MSL foi enviado em direção ao espaço. A viagem de 570 milhões de quilômetros termina em 5 de agosto, quando a espaçonave terá de fazer uma manobra arriscada para entrar na atmosfera marciana em segurança. Os outros veículos da Nasa que já pousaram em Marte entraram no planeta envolvidos em um grande air bag, que os protegeu da queda. Mas, como o Curiosity é muito grande, a equipe da agência teve de inventar um método completamente novo para o pouso.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação