Tecnologia

Sistema para carros analisa riscos e pode assumir controle do automóvel

Bruna Sensêve
postado em 06/08/2012 08:41

Uma mãe acorda no meio da noite, pega o carro e parte para o local onde combinou de buscar os filhos. O dia cansativo pesa nas pálpebras e alguns minutos em linha reta são suficientes para que ela caia no sono por alguns segundos. Mesmo assim, nada acontece e seu automóvel continua perfeitamente na rota. O fim nem um pouco trágico para a história pode parecer estranho, mas evitar que situações como essa acabem em tragédia é o objetivo de uma tecnologia apelidada de ;copiloto inteligente;. Desenvolvido por uma equipe de três engenheiros mecânicos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, o novo sistema de segurança semiautônomo é capaz, segundo seus criadores, de tomar a direção do veículo em momentos de perigo iminente.

O mecanismo utiliza uma câmera de alta definição aliada a um telêmetro a laser (equipamento de precisão destinado à medição de distâncias em tempo real) para identificar riscos próximos ao automóvel. Um algoritmo desenvolvido pela equipe faz com que um programa de computador seja capaz de analisar os dados e identificar as zonas mais seguras para que o automóvel continue seu caminho sem imprevistos. A junção desses dispositivos permite ao copiloto identificar outros carros ou obstáculos em uma estrada e assumir a direção caso o motorista não tome nenhuma atitude para evitar o acidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação