Tecnologia

Projeto mistura o real e o virtual num único ambiente por meio da internet

Roberta Machado
postado em 13/08/2012 07:32



No Museu de Ciência de Londres, no Reino Unido, uma grande exposição interativa abriga uma série experimentos que podem ser controlados pelo público. Cada visitante tem a chance de planejar os movimentos das máquinas e vê-las agirem de acordo com seus comandos, numa grande brincadeira educativa. No entanto, mesmo à noite, quando a galeria está fechada e todos foram embora, os experimentos continuam em movimento. Os robôs parecem ter vida própria e passam horas desenhando e fazendo música na galeria escura e vazia. Mas a criatividade artística dessas máquinas não é real: nesses momentos, cada movimento está sendo controlado por visitantes que nunca colocaram os pés na galeria, e participam da exposição de suas casas.



Esse é o Web Lab, um conjunto de brincadeiras que misturam o real e o virtual num único ambiente por meio da internet. São cinco experimentos, cada um projetado para colocar em prática um dos princípios que fazem da web uma grande rede interativa de informações. Em alguns, o visitante deixa sua marca em Londres. Em outros, ele é transportado para outros lugares. A iniciativa é do Google, que financiou e criou a rede de atividades lúdicas capaz de conectar internautas de todo o mundo por meio de seu navegador, o Chrome.

Experimente
Visite o site do Web Lab e conheça os xperimentos interativos no

Museu de Ciência de Londres acessando www.chromeweblab.com.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação