Tecnologia

Rede wi-fi doméstica pode ser usada por serviços de emergência

Agência France-Presse
postado em 20/08/2012 15:41
Paris - Roteadores sem fio domésticos e de escritórios poderão ser interligados para fornecer um sistema de comunicações para serviços de emergência se a rede de telefonia móvel falhar, anunciaram cientistas alemães esta segunda-feira (20/8).

Em muitos países, os roteadores são comuns inclusive em cidades de médio porte e podem ser usados pelo Corpo de Bombeiros, pelo serviço de emergência e pela polícia se as torres e redes de telefonia celular caírem ou estiverem sobrecarregadas, afirmaram.

Kamill Panitzek e colegas da Universidade Técnica em Darmstadt, oeste da Alemanha, caminharam pelo entorno do centro da cidade para localizar roteadores wi-fi, sem invadir a privacidade.

Em uma área de apenas 0,5 quilômetro quadrado, usando aplicativo Android para localizar as redes sem fio, eles encontraram 1.971 roteadores, dos quais 212 eram públicos, significando que não são protegidos por senhas.

Esta grande densidade significa que uma rede de emergência poderia utilizar roteadores vizinhos, dando aos socorristas acesso à internet e contato com seus quartéis-generais.

"Com uma cobertura de 30 metros, uma rede poderia ser facilmente construída em áreas urbanas", explicou a equipe, cujo modelo matemático foi publicado no periódico International Journal of Mobile Network Design and Innovation.

Os cientistas sugerem que os roteadores incorporem um "controle" de emergência que os socorristas podem ativar para montar uma rede de suporte, oferecendo-lhes link de dados e voz na internet.



Segundo o estudo, isto pode ser feito facilmente sem impedir usuários ou invadir sua privacidade. Muitos roteadores já usam um modo "hóspede", ou seja, um canal suplementar que permite aos visitantes usarem um wi-fi doméstico.

"Este controle de emergência habilitaria um modo hóspede que, de um lado, protegeria a privacidade das pessoas e, do outro, disponibilizaria as comunicações existentes para os socorristas", destacou o artigo.

Darmstadt tem uma população de 142.000 habitantes. O local estudado compreendeu um conjunto de ruas do centro da cidade, cobrindo uma área de 467.500 metros quadrados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação