postado em 11/09/2012 09:26
A indústria da música foi uma das primeiras a sofrer transformações profundas com a internet por conta de uma ação: a possibilidade de baixar canções pela internet, seja ilegalmente ; por torrent ou outros programas de compartilhamento ; ou de acordo com a lei (pelo iTunes e outras lojas). Entretanto, esse ato pode se tornar coisa do passado ; não por conta de restrições de direitos autorais, mas simplesmente porque o hábito de fazer download de canções pode ser substituído por sites de streaming ; ou até mesmo pelo YouTube.A tendência, assim como na época do Napster, começa pelos jovens. Segundo o estudo Music 360, divulgado pela Nielsen em agosto, o YouTube é o meio mais utilizado por adolescentes norte-americanos para escutar música. A pesquisa, que entrevistou 3 mil pessoas nos Estados Unidos, revelou que 64% dos jovens utilizam a página, comprada pelo Google em 2006, como forma primária para ouvir canções ; seguido de rádio (56%), iTunes (53%) e CDs (50%). O meio digital também é predominante na hora de comprar: 36% deles dizem ter adquirido um disco físico no último ano, enquanto 51% pagaram para baixar músicas.