Tecnologia

Pesquisa mostra fabricação de bioplástico a partir de óleo de cozinha usado

Roberta Machado
postado em 19/09/2012 07:15
Tietê: o óleo de cozinha chega aos rios pelo esgoto, aumentando a poluiçãoCom o crescimento da produção de bioplástico no Brasil e no mundo, aumentam também as dúvidas sobre sua vantagem ambiental. Isso porque o uso de vegetais como a soja e o milho na fabricação do produto, apesar de parecer mais sustentável, cria uma competição com o mercado de alimentos e estimula o desmatamento para a criação de plantações.

Buscando formas de produção menos agressivas à natureza, cientistas da Universidade de Wolverhamtpon, no Reino Unido, mostraram ser possível fabricar o material biodegradável a partir de óleo de cozinha usado. A técnica se mostra tão eficiente quanto o uso da tradicional glucose e ainda apresenta uma solução para o problema da poluição causada pelo alimento descartado.


Bioplásticos são estudados há mais de 70 anos, mas foi nas últimas duas décadas que passaram a merecer mais atenção dos laboratórios, na buscar por matérias-primas mais baratas e menos poluentes que o petróleo. O que se descobriu foi que, com a ajuda de micróbios equipados com enzimas especiais, se torna possível sintetizar alimentos em grânulos semelhantes ao plástico comum, mas com a vantagem de biodegradável e atóxico ; características ideais para a fabricação de produtos como garrafas e implantes médicos criados para ser absorvidos pelo organismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação