postado em 26/10/2012 09:17
As janelas mais famosas da informática passaram por uma reforma estética e funcional que aproxima o Windows, sistema operacional da Microsoft, de seus principais concorrentes, produzidos pela Apple e pelo Google. Em tempos de tablets e telas sensíveis ao toque, quando o mouse já parece um equipamento obsoleto e os consumidores querem cada vez mais mobilidade, a empresa anunciou ontem o Windows 8, disponível para compra em 140 países, incluindo o Brasil. Também está prevista para hoje a venda do novo tablet da empresa, o Surface, que tem a difícil missão de tirar o iPad do topo do ranking dos mais vendidos. O lançamento, porém, não impactou muito o mercado. As ações da Microsoft ficaram estáveis, com alta de 0,3% na Nasdaq.
De acordo com Steve Ballmer, diretor da Microsoft, o sistema operacional foi ;reimaginado;, no que considerou ;uma nova era para a Microsoft e para os consumidores;. A nova versão, completamente diferente das anteriores, é tida como a maior mudança de interface lançada pela empresa desde o Windows 95, apresentado há 17 anos. Com mais de uma década de atraso, o Windows 8 se adequa ao padrão de uso dos computadores pessoais, que privilegia o acesso à internet. No lugar dos ícones fixos, surgem blocos de aplicativos para navegação, bastante similar ao iOS, da Apple. Não há mais um botão iniciar ; de acordo com Ballmer, a tela inteira agora tem essa função.