Tecnologia

Londres e outras 10 cidades estreiam primeira rede 4G no Reino Unido

Agência France-Presse
postado em 30/10/2012 13:05
Londres - Londres e outras 10 cidades estrearam nesta terça-feira (30/10) a primeira rede de telefonia móvel 4G, lançada pela operadora Erevything Everywhere (EE), que promete uma velocidade de download cinco vezes superior à atual, embora a preços também mais altos. EE, a filial britânica do Deutsche Telekom e da France Telecom, recebeu em agosto autorização para utilizar a faixa de 1.800 MHz, na qual já opera, para lançar seu serviço de quarta geração antes do início do processo de licitação oficial de frequências para 4G no Reino Unido. Além da capital, Birmingham, Cardiff, Edimburgo, Glasglow, Liverpool e Manchester são outras das cidades onde o novo serviço está disponível pela primeira vez, anunciou o primeiro operador britânico de telefonia móvel em um comunicado.



Para o EE, este lançamento marca um "dia histórico" para o Reino Unido porque dará à economia britânica "um impulso oportuno" proporcionando às empresas a possibilidade de aumentar a capacidade de inovação e a produtividade, assim como de reduzir custos, à imagem do ocorrido em outros países que já implantaram esta tecnologia, como Estados Unidos, Japão ou Alemanha. "Mas este é apenas o começo, já que nossa rede 4G seguirá se tornando mais forte e se estendendo a cada dia", disse o conselheiro delegado do EE, Olaf Swantee, citado no comunicado. "Estamos investindo 1,5 bilhão de libras (2,41 bilhões de dólares, 1,86 bilhão de euros) em nossa rede para ser a primeira companhia que oferece 4G móvel no Reino Unido", acrescentou. A operadora espera chegar a outras cinco cidades até o Natal, e oferecer cobertura a 98% da população britânica até o fim de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação