Agência France-Presse
postado em 01/11/2012 18:59
Washington - As companhias de telefones celulares dos Estados Unidos começaram a implementar esta semana um sistema para bloquear o uso de aparelhos roubados, como parte de um esforço para deter os crescentes furtos de smartphones.A companhia americana de telecomunicações AT and T informou nesta quinta-feira que completou a segunda fase de sua base de dados de telefones celulares roubados, o que permite aos clientes informar e bloquear o uso dos aparelhos.
Isto significa que a AT and T poderá compartilhar dados sobre telefones roubados com outras empresas GSM para desativar um celular roubado.
CTIA-The Wireless Association, que representa a indústria de comunicação sem fio, disse que a base de dados sobre telefones roubados foi criada dentro do prazo voluntário que venceu na quarta-feira.
"CTIA e as companhias que a integram sempre foram defensoras da segurança dos usuários de dispositivos sem fio, e estamos satisfeitos com o fato de que nossos membros cumpriram com o prazo para a criação de bases de dados que evitarão que os smarthphones roubados sejam reativados", destacou o presidente da associação, Steve Largent.
Os consumidores "também desempenham um papel-chave na proteção de suas informações e para dificultar o roubo de smarthphones, utilizando chaves PINs e dispositivos remotos de limpeza de dados", disse Largent.