Tecnologia

Wi-fi e circuitos de monitoramento são base das cidades para a Copa de 2014

Shirley Pacelli
postado em 13/11/2012 10:37
Massato Takakuwa, diretor da NEC: projetos para cidades inteligentes
São Paulo ; Duas pessoas entram juntas em um banco para fazer um saque. A câmera instalada no caixa envia um alerta de segurança, avisando sobre a possibilidade de um sequestro relâmpago, por meio de um sistema de análise de comportamento. Afinal, normalmente as pessoas fazem serviços bancários sozinhas. Na saída do avião, um sistema avisa a central do aeroporto que um suspeito procurado acaba de desembarcar, por meio do reconhecimento facial da câmera instalada no finger (túnel que leva os passageiros até o terminal).

Nada de Jetsons ou outras referências futuristas. As cidades inteligentes estão sendo planejadas, a partir de agora, já para a Copa de 2014, como o município de Recife. Na capital pernambucana, a NEC está desenvolvendo um projeto tecnológico da multinacional Odebrecht. Belo Horizonte também está cotada para se tornar uma cidade inteligente, em breve, assim como Brasília e as outras capitais sede dos jogos.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação