Tecnologia

Crianças usam cada vez mais cedo aparelhos como tablets e smartphones

postado em 20/11/2012 10:14
Nicole, de apenas 1 ano, brinca com o iPad sozinha: geração conectadaA facilidade com que as crianças, algumas com pouco mais de 1 ano, interagem com tablets e smartphones surpreende até gerações de pais já familiarizados com a tecnologia. O fenômeno traz mudanças na forma de fazer negócios e a necessidade de reestruturar instituições que ficaram paradas no tempo, como a própria escola. A pequena Nicole é um exemplo dessa turminha que vem por aí. Com apenas 1 ano e 9 meses, a filha da administradora Nayanne Gontijo, 23, costuma brincar com o iPad e iPhone da mãe. Sozinha, desbloqueia os aparelhos, acha os aplicativos de seu interesse, passa fotos e procura vídeos. É ela também quem escolhe os clipes musicais preferidos da Galinha Pintadinha no tablet. ;Ela dá um banho na gente;, conta Nayanne. ;Acho que tecnologia ajuda, é bom tanto para o trabalho quanto para a diversão, mas é preciso ter um limite para não atrapalhar a vida social, por exemplo;, completa.

Vários motivos explicam essa tendência: aparelhos de uso amigável e intuitivo, contato cada vez mais amplo com esse tipo de tecnologia e o exemplo em casa, de pais, amigos ou familiares do que o autor Don Tapscott chama de net generation (geração conectada, em tradução livre). Tal denominação refere-se à atual juventude e aos que cresceram em meio a dispositivos digitais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação