Tecnologia

Conflito em Gaza converte a web em canal para acusar inimigo e obter apoio

Roberta Machado
postado em 21/11/2012 07:00
O conflito israel-palestino ganhou um novo campo de batalha. O som das bombas, as imagens das vítimas e os números de cada ataque sofrido no confronto da Faixa de Gaza têm invadido as redes sociais numa verdadeira guerra virtual travada pelos dois lados do conflito. De um lado, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) cantam vitórias na briga e publicam informações negativas sobre os palestinos. Do outro, o grupo islâmico Hamas acusa os vizinhos de violência desnecessária e clama por vingança.

As duas forças já vinham se provocando na rede há algum tempo, mas foi na semana passada que as agressões virtuais passaram a ter um impacto maior sobre a verdadeira batalha (leia quadros). Em menos de 140 caracteres, o perfil @IDFSpokesperson, mantido pelas IDF, divulgou que os israelenses haviam dado início à operação Pilar de Defesa, uma retaliação ao disparo de um míssil antitanque atribuído aos palestinos no último dia 10. ;As IDF começou uma ampla campanha contra terrenos e agentes terroristas na Faixa de #Gaza, líderes, entre eles islâmicos e do #Hamas;, são alvos;, resumiu a descrição publicada no microblog no dia 14. Logo depois, foi divulgada a foto do chefe militar do grupo palestino, Ahmes Jabari, com a palavra ;eliminado;.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação