postado em 04/12/2012 09:27
O ato de dançar pode ter várias explicações, artísticas ou filosóficas. Mas, nos games, ele era bem mais simples, quase sempre se limitando a acertar complicadas sequências de setas em uma tela, pisando em um controle em forma de tapete. Entretanto, os jogos de dança deixaram de ser um gênero de nicho e tomaram de assalto a música pop. E para alcançar esse patamar, usam como arma a tecnologia que mais popularizou os videogames nos últimos anos: os sensores de movimento, como o Kinect, do Xbox; o Wiimote, da Nintendo; e o PlayStation Move, da Sony.A franquia multiplataforma Just dance, da Ubisoft, criada em 2009, já vendeu cerca de 35 milhões de cópias no mundo todo, com três jogos principais e edições especiais, como as do rei do pop Michael Jackson. Sua principal rival, Dance central, da Harmonix (a criadora de Rock band), é exclusiva do Kinect e teve cerca de 4 milhões de unidades comercializadas com dois títulos em dois anos.
A dupla começou a despontar no mercado de games na mesma época em que outro estilo de jogo de música estava em declínio: o que simula bandas de rock, usando controles em forma de guitarras e de baterias. O subgênero caiu em desgraça tanto pelo fim da febre dos instrumentos de plástico quanto por um excesso de títulos no mercado, principalmente, por parte da série Guitar hero, que acabou sendo descontinuada pela Activision.