Tecnologia

Novo modelo de memória RAM será quatro vezes mais eficiente que os atuais

Roberta Machado
postado em 05/12/2012 07:00
Uma dupla de pesquisadores espanhóis anunciou ter desenvolvido um novo tipo de memória RAM, mais compacta, eficiente e econômica que o modelo usado há mais de quatro décadas. Denominado A-RAM (sigla em inglês para memória avançada de acesso dinâmico), o invento poderá multiplicar a capacidade de processamento de computadores, tablets e até mesmo smartphones em poucos anos. A novidade foi desenvolvida em conjunto com o laboratório francês CEA-Leti, já está patenteada em 10 países e pode chegar ao mercado em breve.

Até o final dos anos 1960, computadores eram máquinas grandiosas que ocupavam uma sala inteira. Os dados eram incluídos por meio de cartões perfurados e de sistemas magnéticos pouco eficientes. O fim dessa era só foi possível depois do desenvolvimento do microchip, que reduziu o tamanho da unidade de armazenamento de dados permanentes, e da criação da memória RAM, que guarda informações temporárias na máquina quando ela está ligada.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação