postado em 25/12/2012 12:55
; Thiago MoreiraO equipamento deu problema, a qualidade de um determinado serviço não está de acordo com o que foi combinado;situações como essas, até bem pouco tempo, poderiam render dias, ou quem sabe meses de reclamações com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa ou fabricante, atingindo as últimas instâncias. E mesmo assim, não havia qualquer indicativo que sua solicitação seria atendida. Com o aperfeiçoamento da tecnologia, as redes sociais vêm se destacando como forma de conseguir resolver os problemas.
Para a gerente de Relacionamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Karina Alfano, as redes sociais são um eficiente meio de comunicação para ter as suas solicitações atendidas a curto prazo. ;As empresas que lidam com monitoramento dessas plataformas acabam por entregar respostas de forma mais rápida que nos outros meios de comunicação. Um dos fatores que contribui para essa velocidade é o monitoramento constante de tudo o que é publicado em fanpages e perfis das marcas;, afirma Karina.
Que o diga o músico Renato Medeiros, de 32 anos, que fez uso dessa modalidade de comunicação para ter sua queixa solucionada. Tudo começou com a compra de uma cafeteira pela internet. Após a chegada do produto e a constatação do defeito, Medeiros não titubeou em procurar a assistência técnica mais próxima, para ter alguma solução rápida. Depois de três intervenções sem sucesso do serviço autorizado e após esperar cerca de 10 dias por uma resposta do serviço telefônico de atendimento ao consumidor da empresa, o músico não pensou duas vezes. Entrou na fanpage da empresa no Facebook e explicou toda a situação, o que acabou ganhando visibilidade dos demais usuários, e acarretou numa resposta rápida da fabricante da cafeteira. Em cinco dias, a companhia providenciou um novo equipamento, resolvendo assim o problema de Renato.