Tecnologia

País se prepara para instalar fábrica para produzir células fotovoltaicas

Roberta Machado
postado em 26/12/2012 07:00
Neste fim de ano, os governos brasileiro e francês assinaram um acordo que deve, finalmente, trazer a tecnologia de produção de células fotovoltaicas para o país. Até então, a fabricação dos equipamentos no Brasil se resumia à montagem de peças importadas. A nova fábrica, com projeto previsto para o próximo ano, poderá realizar todo o processo, desde a purificação do silício à produção de módulos. A ação é essencial para o barateamento das células no mercado interno, além de incluir o país na revolução tecnológica pela qual têm passado os coletores de energia.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abema), o preço da energia fotovoltaica, um dos grandes culpados pela resistência a esse tipo de fonte, caiu no último ano de US$ 1,50 para US$ 0,50 por watt. Se esse ritmo continuar, prevê a entidade, o custo da eletricidade de origem solar deve se igualar ao das outras fontes até 2015. ;A competição com a eólica e outras tecnologias de fontes renováveis tem feito a energia solar caminhar a passos gigantes;, avalia Ruberval Baldini, presidente da associação.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação